Por Nivaldo Cleto
Começa mais uma das reuniões regulares da ICANN, edição 81, desta vez em Istambul, na Turquia. O país se encontra em um cruzamento entre a Europa e a Ásia, com uma população de vasta maioria muçulmana. Apesar das dificuldades com políticas econômicas encontradas atualmente com altos índices de inflação, a comunidade empresarial local segue firme, com um pujante setor de serviços e um dos maiores índices de turismo do mundo.
A ICANN 81 reunirá organizações e comitês para discutir e avançar em políticas e práticas fundamentais para a estabilidade e a segurança da Internet global. Com sessões dedicadas a temas técnicos e de governança, o evento abordará as necessidades específicas de cada grupo de stakeholders envolvidos na ICANN, desde questões de segurança e política de nomes de domínio até a proteção dos interesses dos usuários finais e dos governos.
A Address Supporting Organization (ASO)[i] centrará seus esforços na revisão de políticas de endereçamento IP, reunindo-se com o Conselho da ICANN e outros comitês para discutir políticas coordenadas de recursos numéricos da Internet. A ASO ainda oferecerá sessões educativas sobre o funcionamento dos recursos numéricos, permitindo que todos os participantes compreendam melhor o processo de governança relacionado aos registros regionais de Internet (RIRs). Com esses encontros, a ASO visa fortalecer a colaboração internacional e a coesão em torno das práticas de alocação de endereços IP.
A Country Code Names Supporting Organization (ccNSO)[ii] focará em questões voltadas para os domínios de código de país (ccTLDs), englobando desde o combate ao abuso de DNS até o aumento da resiliência contra ataques cibernéticos. Um dos pontos altos será o exercício de simulação de ransomware (TTX), que pretende fortalecer a capacidade de resposta dos ccTLDs em cenários de crise. Além disso, o ccNSO promoverá um “Tech Day” para debater práticas operacionais e técnicas de segurança, oferecendo uma oportunidade para gestores de ccTLDs trocarem experiências e conhecimentos.
O Generic Names Supporting Organization (GNSO)[iii] abordará temas essenciais para os domínios genéricos (gTLDs), com foco em melhorias nas políticas de transferência e nos procedimentos para uma nova rodada de gTLDs. O GNSO também irá revisar comentários públicos sobre a Política de Transferência e o Subsequent Procedures (SubPro) e trabalhará na implementação de melhorias no Registro de Dados (WHOIS), através do serviço Registration Data Request Service (RDRS). A intenção é padronizar o acesso a dados e melhorar a precisão no gerenciamento de registros.
O At-Large Advisory Committee (ALAC)[iv], que representa os interesses dos usuários finais, dará atenção especial à participação e engajamento da comunidade em suas atividades estratégicas. Durante a ICANN 81, o ALAC promoverá sessões para debater planos fiscais da ICANN e fortalecer a colaboração no programa de novos gTLDs. Ao interagir com o Governo (GAC) e o Comitê de Segurança e Estabilidade (SSAC), o ALAC contribuirá com a formulação de políticas de combate ao abuso de DNS e segurança cibernética, assegurando que os interesses dos usuários sejam devidamente considerados.
O Governmental Advisory Committee (GAC)[v] focará na proteção de interesses públicos em questões como o combate ao abuso de DNS, políticas de proteção de dados e a próxima rodada de novos gTLDs. Além de oferecer conselhos ao Conselho da ICANN, o GAC promoverá reuniões com outros comitês para reforçar a cooperação e a implementação de medidas de segurança para a rede. Sessões bilaterais com a ASO, ccNSO, RSSAC e SSAC permitirão ao GAC alinhar as políticas públicas com as demandas de segurança e operacionais.
O Root Server System Advisory Committee (RSSAC)[vi] priorizará a segurança e a estabilidade do sistema de servidores-raiz, incluindo melhorias na comunicação de incidentes de segurança e o desenvolvimento de diretrizes para mudanças de endereços dos servidores-raiz. O RSSAC também promoverá sessões conjuntas com a ASO e o GAC para reforçar a compreensão técnica e a coordenação de esforços na gestão dos servidores-raiz, contribuindo para a confiabilidade da infraestrutura da Internet.
O Security and Stability Advisory Committee (SSAC)[vii] concentrará suas atividades no fortalecimento da segurança no DNS, com oficinas sobre DNSSEC e sessões de automação de registros para mitigar riscos de segurança. O SSAC também discutirá a implementação de um quadro para análise de colisões de nomes, essencial para evitar vulnerabilidades técnicas. Ao colaborar com o ALAC em sessões conjuntas, o SSAC abordará os impactos de segurança e estabilidade que afetam diretamente os usuários finais.
O encontro também abrirá espaço para uma revisão das contribuições financeiras voluntárias e para um diálogo contínuo sobre os novos rumos da governança da Internet, em preparação para a cúpula WSIS+20 de 2025, onde espera-se que mudanças estruturais no modelo de governança digital sejam discutidas.
(*) Nivaldo Cleto é empresário de contabilidade e de certificação digital, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br e membro da ICANN Business Constituency – BC