Logotipo NCC

CES 2014 – Dia 9 de janeiro

CES2014

Terceiro dia do grande evento da tecnologia da inovação voltada aos consumidores. Logo na entrada do Pavilhão de Convenções nos deparamos com o famoso veículo o filme “De Volta Para o Futuro”, quem não se lembra do famoso DeLorean DMC-12, lá estava ela com aquela célula que o professor injetava lixo e transformava em combustível.

Ainda não chegamos lá, porém no estande da Toyota os protótipos dos veículos movidos a hidrogênio mostram uma tecnologia muito avançada. O automóvel de quatro lugares chamado de FCV (“fuel cell vehicle”) tem autonomia de quase 500 km e pode ser recarregado com hidrogênio gaseificado em dois tanques de alta pressão em apenas três minutos. Veja na foto o detalhe do local para abastecimento do combustível. Essa técnica faz com que, ao rodar, o veículo não emita gás de efeito estufa, apenas água.

Ford inova com energia solar: o CMax é o primeiro carro movido totalmente com energia solar, com autonomia de, aproximadamente, 900 km.

O modelo, desenvolvido pela Ford em parceria com a SunPower e o Instituto de Tecnologia da Georgia, é um híbrido plug-in que não fica limitado à rede elétrica ou combustível para recarregar sua bateria. O conceito aproveita a energia do Sol usando um concentrador especial que atua como uma lente de aumento, direcionando os raios para os painéis solares no teto do veículo. Com conceito similar a uma lupa, o sistema segue o movimento do sol de Leste a Oeste, extraindo em um dia energia equivalente a uma recarga de quatro horas da bateria (8 kW). O veículo conta com cabo de conexão para recarga em estação elétrica, se o usuário desejar.

Definitivamente a próxima geração dos games (e o fim do joystick?). As aplicações da tecnologia “eye tracer” vão além dos games. Mudar de canal com os olhos, que tal? Essa é uma das novidades mais fascinantes dessa CES 2014.

 

Para os amigos que me perguntaram no Facebook sobre inovações para o controle da glicemia, encontrei o aparelho da iHealth Smart Gluco, que ainda faz relatórios que podem ajudar seu médico. As medições interagem com o Smartphone via Blueetooth geranto relatórios para controle da glicemia. Pesquisei o aparelho iHealth no site do fabricante www.ihealthlabs.com e custa US$ 79,95, equivalentes a R$ 200,00 e inclui uma caixa com 50 testes.

Nenhuma feira de tecnologia seria completa sem robôs dançarinos, como esses da mRobo. Alguém arrisca em quantos anos iremos lotar teatros e estádios para ver superstars como esses?

Os robôs vão invadir sua casa. Limpadores de vidraça se unem a aspiradores de pó para facilitar a vida em casa, além de diminuir o risco de acidentes nas limpezas externas nos prédios envidraçados.

É tablet? É laptop? A Intel resolveu juntar os dois em um. “Laptop when you need, tablet when you want”

Acha o DropBox fantástico, mas tem medo de armazenar seus dados em servidores públicos? Conheça o MyCloud, do conhecido fabricante Western Digital, sua nuvem particular, com capacidade de 2 Terabytes. Faça agora a sua nuvem particular e fuja da espionagem, armazenando todos os seus backups com segurança na sua casa. O preço para 2 T é de U$ 150,00 no site do fabricante.

Leia também