Por Nivaldo Cleto*
Estivemos em Nova York, na sede da Organização das Nações Unidas, entre os dias 15 e 17 de dezembro, representando o Brasil na WSIS+20, processo que marca a revisão de 20 anos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI/WSIS). Trata-se de um momento central para avaliar os avanços, desafios e perspectivas da agenda global da sociedade da informação ao longo das últimas duas décadas.
No âmbito dessa revisão, foi aprovado o documento final da WSIS+20, que consolida os resultados do processo de avaliação dos compromissos assumidos desde a CMSI. O texto foi adotado por consenso em 17 de dezembro de 2025, durante a Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas dedicada à revisão global da implementação dos resultados da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação.

Esse marco histórico contou com o acompanhamento atento da delegação brasileira, com participação ativa do CGI.br e do NIC.br. A delegação incluiu a coordenadora do CGI.br, Renata Mielli, os conselheiros Rafael Evangelista, Rodolfo Avelino e Nivaldo Cleto, além do Embaixador Especial para Tecnologia e Inovação, Eugenio Garcia. Além de estarem presentes no evento de alto nível da Assembleia Geral da ONU, esses representantes contribuíram de forma significativa para debates estratégicos sobre práticas, políticas e processos de implementação dos princípios da CMSI, reforçando a importância da cooperação multissetorial na formulação de políticas públicas e na construção de ambientes digitais baseados em padrões universais e interoperáveis, essenciais para promover a inovação e o desenvolvimento sustentável.
O documento final da WSIS+20 está disponível na íntegra para consulta no seguinte endereço:
https://publicadministration.desa.un.org/wsis20
Com informações do CGI.br
(*) Nivaldo Cleto é empresário de contabilidade e de certificação digital, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br e membro da ICANN Business Constituency – BC

