Por Nivaldo Cleto*
A Consumer Electronics Show (CES) 2025, a maior feira de tecnologia do mundo, que foi realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro em Las Vegas, não deixa de nos surpreender.
Começamos com as conferências das grandes empresas para a imprensa.
A CASA DO FUTURO É AGORA
Na conferência de imprensa da Samsung na CES 2025, a casa do futuro foi a principal vitrine apresentada pela empresa. Em contínua evolução e apresentando novidades em outras edições da CES, a promessa da casa conectada inteligente é uma realidade, agora também com foco em tecnologias responsivas e seguras.
O Vice-Presidente, CEO e líder da Divisão de Experiência da Samsung Electronics, JH Han, apresentou as novas redefinições de IA doméstico. “Tecnologias como Home Hub pode reconhecer dispositivos conectados e melhorar sua experiência de Smart Home e, com mais de 340 parceiros Smart Strings, as possibilidades são maiores do que nunca agora. É hora de levar o próximo passo e novamente remoldar a nossa indústria com IA doméstica primeiro”.
O CEO lembrou da prioridade na segurança com o Samsung Knox, há mais de 10 anos como a plataforma de segurança móvel.
“Com o nosso novo Knox Matrix Dashboard, se torna ainda mais intuitivo gerenciar a segurança da IA da sua casa, com expansão da ferramenta para incluir os dispositivos domésticos Knox Vault, refrigeradores fornos e muito mais. Dispositivos móveis os dispositivos domésticos com hardware comparável vão proteger dados sensíveis no seu hardware. A forma como lidamos está evoluindo. Casas com uma pessoa só, casas compartilhadas e famílias de múltiplas gerações em várias casas, a gente evolui e exercita casas diferentes de formas diferentes. Por isso a personalização se torna ainda mais importante.”
A proteção de dados é uma preocupação mundial e a Samsung está investindo em segurança. O Samsung Knox é a plataforma compreensível de segurança que ajuda a manter a sua Home IA segura. O recurso usa tecnologia para fazer seus dispositivos trabalharem juntos para protegerem uns aos outros de ameaças. Caso um dispositivo seja comprometido, a sua Knox vai saber quais isolar para manter o resto da sua casa segura.
Já o Credential Sync mantém as informações passadas, de um dispositivo para outro, conectadas para não permitir que outros usuários vejam, mesmo se um servidor ou conta seja comprometido.
A IA também está presente nas novas TVs Qled 8K com o Vision AI, um sistema capaz de fazer tradução ao vivo, pesquisa e otimização de imagens, além de comandos para encontrar conteúdos personalizados para o usuário, transformando os aparelhos em assistentes pessoais.
Também apresentou o Wireless One Connect Box que elimina os cabos entre os dispositivos.
Entre os novos modelos de OLED, há um que elimina reflexos e também contam com chip NQ4 AI Gen3, com 128 redes neurais, eficientes em recursos de IA como ajuste automático de áudio e imagem.
Como podemos conferir, a Samsung investe pesado na IA, com a nítida preocupação com a segurança de dados e proteção dos dispositivos em volta com notícias de casos de comandos externos criminosos de dispositivos domésticos.
Com informações da Samsung
*Nivaldo Cleto é empresário de contabilidade e de certificação digital, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br e membro da ICANN Business Constituency – BC