Logotipo NCC

Qual a velocidade ideal de internet? Nova ferramenta ajuda a saber

Notícias Tecnologia

Por Thássius Veloso

25 Mega? 50 Mega? Talvez 200? A grande dúvida sobre a velocidade de internet para ter em casa fica mais simples com a chegada, nesta quarta-feira (27), de uma nova ferramenta que faz o cálculo de maneira automatizada. O formulário Internet Que Preciso foi elaborado por entidades que observam a rede no país.

De acordo com a ferramenta, este escriba deveria contratar uma rede de pelo menos 68 Mega (ou Megabits por segundo, o Mb/s) para utilizar todos os serviços digitais sem passar por dificuldades. O resultado muda de acordo com o perfil de cada pessoa.

O Internet Que Preciso (internetquepreciso.nic.br) traz uma série de perguntas sobre a residência da pessoa. Entre as informações solicitadas estão os números de smartphones, notebooks, tablets e videogames conectados à rede.

A ferramenta também questiona o número de pessoas que moram no local e o tipo de uso – ouvir música, ver e-mails, jogar online e assistir a vídeos em altíssima resolução são algumas opções. Após o diagnóstico, ainda é possível verificar os provedores de internet na região do consumidor.

Na metodologia para cálculo de banda são levadas em conta três dimensões da qualidade da internet: velocidade de download, latência e perda de pacotes. As respostas do questionário são aplicadas a uma fórmula abaixo, cujo resultado dá uma ideia da velocidade mínima adequada à realidade do consumidor.

A novidade foi desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) e pelo departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br), uma entidade vinculada ao Comitê Gestor da Internet no país (CGI.br).

Fonte: TechTudo

Leia também

Sem Comentários

Deixe um comentário