A alta frequência de uso das mensagens reflete na sua utilização por criminosos
Apesar de os aplicativos de mensageria instantânea estarem substituindo o uso do SMS no Brasil – com 64% dos brasileiros tendo reduzido muito o envio, 22% diminuído um pouco, 11% admitindo manter estável e 3% incrementado o consumo –, os envios de mensagens por esse serviço atingem 90% de penetração entre os usuários de smartphones, maior que qualquer APP individualmente.
A alta frequência de uso do SMS reflete na sua utilização por criminosos, que por plataformas de SMS piratas, vêm disparando spam e tentando cometer fraudes. O percentual de brasileiros que recebe spam por SMS mostra que a atividade encontra-se a todo vapor, exigindo uma ação orquestrada para reduzir o problema, detestado por 42% e indesejado por mais 35% dos entrevistados, e atinge 91% dos internautas do Brasil, sendo 19% diariamente, 35% semanalmente, 31% algumas vezes no mês e 15% que raramente são perturbados em seus celulares.
As empresas ou brokers homologados de SMS exigem de seus clientes respeito ao opt-in: autorização do cliente para recebimento da mensagem. No Brasil, a maior parte do envio de mensagens SMS não parte de empresas de marketing online, mas de dentro dos presídios e utilizam provedores piratas de SMS. Estima-se que o volume de SMS pirata ronde os 200 milhões mensais, que representam perdas de R$ 200 milhões a operadoras móveis brasileiras, com o não recebimento de receita pelo serviço, taxas de interconexão de mensagens e gastos com a infraestrutura decorrentes de sobrecarga do tráfego. Isso sem contar os prejuízos a outras empresas e usuários finais.
O valor pago pelo usuário para responder ou enviar SMS de participação em promoções falsas é revertido em crédito para celulares de bandidos ou desviado para uma conta bancária administrada pelos golpistas. Muitas mensagens ainda pedem informações pessoais, como seus dados e número do cartão de crédito, potencializando o dano causado.
Nos Estados Unidos, o combate ao spam foi eficiente com a adoção de programas anti-spam, reduzindo em 80% a incidência de spam por SMS em apenas oito meses.
As operadoras divulgam números de telefone para envio destas mensagens de spam para averiguação e lista as mensagens falsas identificadas em seus nomes nos seus sites e canais próprios. Em caso de dificuldade ou dúvida, entre em contato com sua empresa de telefonia celular.
O que é Smishing?
É o SMS Phishing, que induz as pessoas a divulgar informações pessoais e dados do cartão de crédito. Podem ser enviadas por SMS com link de URL de site malicioso, mas é mais comum verificar a divulgação de um número de telefone com sistema de resposta de voz automatizado. Normalmente ameaçam cancelar algum serviço caso o contato não seja feito ou iniciar a cobrança por um serviço em caso de não cancelamento. O objetivo é clonar cartões de crédito e débito para serem usados em outras partes do mundo.
Táticas do crime via SMS
– Concursos falsos
Normalmente em nome da sua operadora: TIM, Oi, Claro, Vivo etc.
– Sorteios falsos
É comum o uso do nome de grandes empresas, como Nestlé, Coca-Cola, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica etc. Para participar, o cliente é instigado a enviar num curto período de tempo: embalagens, códigos de barras de produtose os números dos cartões pré-pagos.
– Promoções falsas
Com alta frequência de utilização entre as empresas do Grupo Silvio Santos: SBT, Baú etc.
– Chamadas falsas
Originadas por criminosos em nome da sua operadora de telefonia celular.
Como impedir o recebimento de SMS da sua operadora?
Mesmo que a ‘oferta’ seja verdadeira, você pode escolher não ser incomodado pela sua empresa de telefonia celular, informando à operadora o desejo de sair da sua lista de envio de propaganda, segundo determinação da Anatel. Para isso, envie ‘SAIR’ para:
888: Claro
55555: Oi
4112: TIM
457: Vivo
Você receberá uma mensagem de confirmação e as empresas terão 24 horas para encerrar o envio de spam a você. Caso o problema persista, você pode reclamar diretamente na Anatel, através do telefone 1331.
E, qualquer pessoa, cliente de qualquer operadora, pode contribuir para o combate ao spam encaminhando as mensagens indesejadas e suspeitas para o número 7726, o Serviço de Relatório de Spam (SRS), que tem como objetivo acabar com essa prática.
Filtro anti-spam
O app brasileiro mais baixado da Google Play oferece também o serviço de anti-spam para seu celular Android. Fácil de usar, o PSafe Total para Android permite a inclusão de números identificados por você como spam para que seja bloqueado o contato a você. Abra o app e procure a aba ‘Proteção’, acesse ‘Bloquear spam’ e clique no botão verde ‘Adicionar à lista negra’, e, a partir de suas mensagens, registro de chamadas e contatos, selecione os números que não poderão fazer contato com você. É possível, ainda, informar os números manualmente.
SMS contratado
Os alertas bancários estão entre os serviços autorizados de envio de SMS mais utilizados entre os donos de smartphones no Brasil, com 64% do volume de serviços contratados, seguido por notícias (44%), educação (18%), saúde e bem-estar (16%) e alertas de gol de equipes de futebol (11%).
Os dados apresentados são resultado de pesquisa da Opinion Box, com 1.901 pessoas. A amostra abrange distribuição geográfica, etária, gênero e renda da população brasileira que tem acesso à internet, que apontou outro dado interessante, apesar de as pessoas serem incomodadas por propaganda em SMS, elas aceitariam receber publicidade nos APPs de mensageria para que se mantenham gratuitos, com 44% de aprovação de anúncio personalizado, 28% de aceitação para qualquer tipo anúncio, contra rejeição de 28%, que trocariam de empresa para não receber propaganda.
Marcelo Carvalho, Administradores.com