Por Nivaldo Cleto
Revista Fenacon em Serviços 93 – setembro 2003
Enquanto nossos legisladores ainda não criam regras severas para a punição da chuva de mensagens SPAMs que trafegam pela web e enchem nossas caixas postais diariamente (sem contar as pragas virtuais que prejudicam a nossa produção infectando nossa base de dados), temos que nos defender dessa ‘guerra digital’ com modernas ferramentas de gerenciamento de e-mail existentes no mercado.
Para nossa sorte, encontrei no mês de julho, na sala de espera do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o ilustre pioneiro brasileiro da Internet e BBS no Brasil, Aleksandar Mandic, meu primeiro provedor de BBS (Buletin Board System), em 1992, e de Internet, em 1994. Tivemos uma longa conversa sobre a história da BBS e da Internet no Brasil e lhe fiz menção sobre os problemas enfrentados pelos usuários da web devido aos SPAMs e vírus. Por sua vez, Mandic informou que já havia criado uma solução com o nome de ‘mandic:mail’. Logo, ele se prontificou, naquele instante, a instalar o aplicativo em meu laptop. Foi ‘vapt vupt’. Em 60 segundos, já estava instalado e liberado o acesso.
A princípio fiquei meio ressabiado, pois ele prometia que eu nunca mais iria receber SPAMs, pois, sendo seu serviço inteligente, o próprio usuário o ensinaria o que era e o que não era SPAM. Hoje, após 60 dias de utilização dessa ferramenta, descreverei as principais vantagens (até agora não constatei nenhuma desvantagem sequer) da utilização desse serviço inovador:
@ O ‘mandic:mail’ funciona na web em sincronia com o Outlook Express e similares, sendo que suas mensagens ficam armazenadas no provedor, sem limite de espaço, durante um ano. Isso significa que você pode perder sua base de dados que, na próxima sincronização com o provedor ‘mandic:mail’, um espelho do seu antigo arquivo, atualizado até o último acesso, automaticamente restaura todas as mensagens no seu PC. Incrível, eu já testei. Aprovado.
@ Todas as contas de e-mail alternativas e adicionais que possuímos poderão ser configuradas na central de e-mail do ‘mandic:mail’. Com isso, passamos a não ter mais o trabalho de entrar via web mail para acessar as contas do Hotmail, IG, Yahoo, etc. … O programa faz isso automaticamente, buscando todas as mensagens nos diversos provedores que você determinou anteriormente.
Deixo claro que esse procedimento de acumular várias contas em apenas um programa de e-mail já era possível em certos gerenciadores de e-mail, só que a principal vantagem é uma varredura atualizada em tempo real contra vírus nos provedores. O serviço é muito vantajoso à medida que, muitas vezes, esquecemos de clicar no botão de atualização de antivírus dos nossos PCs.
@ Antispam inteligente – você ensina o sistema, durante um curto período de tempo, o que ele deve considerar SPAM. Após alguns dias, essas mensagens ou são eliminadas diretamente pelo provedor ou são colocadas no ‘Lixo Eletrônico’, com o qual não devemos nos preocupar em ler diariamente. Basta uma olhada uma vez por semana para ver se aquele seu amigo ‘mala’ que não para de mandar bobagens foi taxado pelo robô como Spammer. Nesse caso, você arrasta a mensagem dele para a pasta ‘Não é Spam’, ensinando o sistema à não colocá-lo na quarentena.
@ É possível determinar quais os emails que terão passe livre, isto é, nunca serão tratados como Spams ou Lixo Eletrônico.
@ Outra grande vantagem é a de possibilitar a edição de novas mensagens no webmail, como se nós estivéssemos utilizando o Outlook, isto é, formatação de fontes, pano de fundo e mais tudo que um bom editor de textos permite utilizar. Essa versão é chamada NEO e está em fase de testes.
@ Ao se cadastrar no sistema, é assinado um termo de responsabilidade no qual o provedor está proibido de comercializar sua conta de e-mail e seus dados cadastrais.
Outros benefícios, vocês podem pesquisar no endereço www.mandic.com.br.
O custo mensal para administrar a sua conta de e-mail, sem acesso à linha discada, é de R$ 8,39 por mês. Para o profissional que não quer mais perder tempo limpando a caixa postal das mensagens indesejadas, vale a pena testar esse serviço, pois os e-mails grátis existentes, até mesmo os pagos, como os do Uol e do Terra, nos obrigam a engolir propagandas, banners e muitos informativos que não interessam para as nossas atividades.
Nosso colega Aleksandar Mandic nos prometeu que faria, em breve, uma condição especial para o público do Sistema Fenacon testar esse serviço por um mês gratuitamente. Quero agradecer a grande autoridade em Internet do Brasil por nos proporcionar mais esse serviço inovador. Pude confirmar que ele é realmente a Internet em pessoa. Parabéns Mandic!
Workflow (Fluxo de trabalho) – É a estruturação gráfica automatizada das etapas de um processo que contém dados e documentos e os usuários que os manusearão. (Usuário ‘A’ recebe dados vindo do local ‘X’, realiza suas funções, passa os dados depurados e consolidados em um documento ‘Y’ para o usuário ‘B’ e assim por diante).
Agora que vocês têm idéia do significado das palavras globalizadas, podem freqüentar tranqüilamente as reuniões com os dirigentes das corporações e falar a mesma língua. Não esqueça de copiar esse artigo e inserir no seu PDA (agenda portátil Pocket PC ou Palm OS).
Imaginem o outro lado, quando informamos à um cliente que, para abrir uma empresa, ele necessita fazer uma pesquisa prévia, após dar entrada no ato na Jucesp. Aberta a empresa, será atribuída uma NIRE, depois será atribuído um CNAE Fiscal para inscrevê-la no CNPJ. Em seguida, faremos uma DECA para o Estado autorizar a circular mercadorias. A prefeitura calcula a TLIF e TFA.
Dizemos também que a empresa deverá entregar mensalmente obrigações acessórias como GIA do ICMS, DES, DME, GFIP, GPS, CAGED e diversas outras siglas que fazem parte do nosso cotidiano. Acho que o cliente ficaria na mesma posição em que ficamos em relação aos profissionais nas corporações. Vamos, então, chamar a nossa linguagem de ‘contabilês’.
Sem Comentários