Logotipo NCC

Handhelds: mil e uma utilidades

Artigos
Por Nivaldo Cleto
Revista Fenacon em Serviços 81 – setembro 2002

Na última edição da Revista Fenacon em Serviços, falei sobre alguns importantes recursos dos handhelds ou palms, como também são conhecidos os assistentes pessoais digitais. Estes equipamentos de informática vem conquistando usuários, sejam estudantes, empresários ou até mesmo empresas do comércio, como, por exemplo, os restaurantes, onde os garçons fazem o pedido à cozinha remotamente, através do palm.

A utilização é ilimitada posto que cada vez mais os aparelhos ganham mais capacidade de processamento e recursos, através de ‘slots’ de expansão. Esses módulos podem incluir memória adicional, aplicativos, jogos, livros eletrônicos, imagens, grande base de dados, além de garantir a conexão com outros periféricos. Abaixo, apresento mais algumas dicas para a utilização dos recursos oferecidos pelos handhelds disponíveis no mercado brasileiro:

a) Converter textos Word, Excel, Html para o formato PDA (Personal Digital Assistant):
qualquer texto gravado em Word, planilha eletrônica Excel, poderá ser convertido e transferido para a palm com a instalação do programa Documents To Go (documentos para viagem – http://www.dataviz.com/).

Na prática, eu utilizo este aplicativo para consultar as principais legislações, como, por exemplo, a Lei das S/As, Regulamento do Imposto de Renda, propostas, contratos, bem como longos textos, quando não tenho tempo para ler no local de trabalho.

Existem programas gratuitos para a conversão de textos, como o ‘MakeDocW.exe’ que pode ser baixado aqui. Não deixe de instalar também o ‘Aportis DocReader’ – programa para leitura de arquivos DOC no formato convertido pelo MakeDocW.

b) Enviando e recebendo emails:
uma opção para as viagens, quando o profissional não tem ou não pode levar seu laptop é o gerenciador de emails. Utilizando-se de um modem, que é vendido à parte, o usuário poderá enviar e receber emails através de linha discada. Nunca vi vantagens nesta opção, pois geralmente utilizo o webmail num computador conectado à Internet para ler meus emails fora da minha área.

Com o lançamento da última geração de telefones celulares, encontramos no mercado nacional um telefone híbrido que acopla todas as funções das agendas com a tecnologia ‘wireless’ (sem fio). O envio e recebimento de emails é interessante, nestes casos, quando você estiver fora da empresa e longe do acesso à Internet. Vide modelo ‘Kyocera QCP 6035’ no site www.kyocera-wireless.com.br.

c) Transformando fotos digitais no formato PDA:
alguns modelos de PDAs, como o ‘Sony Clié’, têm o aplicativo que permite guardar na sua agenda uma cópia digital da sua carteira de identidade e de motorista, licenciamento do seu automóvel, fotos da família e outras imagens. Adquira o programa ‘PictureGear 4.5 Lite’, juntamente com o aplicativo ‘PhotoStand 1.3’, da Sony.

Com ele, você seleciona as imagens e as exporta para sua agenda num piscar de olhos. Lembre-se que, para manter esta base de dados, sua agenda deve ter no mínimo 8 Mb de memória ou, senão, ‘slots’ para ‘memory stick’ (cartões de memórias) que permitem sua expansão.

d) Conversão de filmes do formato digital para PDA:
parece até ficção, mas já é possível transferir para as agendas, com maior memória, pequenos filmes digitais. Por exemplo, na câmera fotográfica digital Mavica, um filme de dez segundos ocupa 670 K de memória da agenda.

Adquira o programa ‘Kinoma Producer’ (www.kinoma.com) para converter os filmes. Teste antes com a versão válida por alguns dias (shareware). Para assistir apenas filmes que já estão convertidos, utilize o programa grátis ‘Kinoma Player’ que pode ser baixado no mesmo site.

e) Transformar arquivos Adobe em formato PDF (Portable Document Files) para visualização na agenda:
no website da Adobe (www.adobe.com), clique na opção de baixar o arquivo ‘Adobe Acorbat Reader’ para a plataforma ‘Palm OS’, neste link. Você escolhe o arquivo em PDF para converter e no primeiro sincronismo entre sua agenda e o PC é feita a transferência.

Podemos encontrar ainda uma infinidade de programas e aplicativos para a plataforma Palm OS nos seguintes endereços: www.hands.com.br, www.palm land. com.br, www.pocketbrasil.com.br. As dicas acima são apenas uma pequena amostra da grande utilidade destas mini agendas pessoais, pois elas já vem sendo utilizadas nas indústrias, lojas de departamento, aeroportos, construção civil, promotores de vendas etc.

Com a popularização da tecnologia ‘Bluetooth’ ou ‘Dente Azul’ (nome dado à tecnologia de transmissão para redes sem fio – ‘wireless’), que oferece conexões sem limites entre as handehelds, celulares, PCs e pontos de acesso, poderemos acessar a Internet nos principais aeroportos, pedir um lanche num estádio de futebol, pagar abastecimento em postos de gasolina, localizar ruas no meio do trânsito, receber notícias em tempo real, dentre outras novidades que irão surgindo.

Leia também

Sem Comentários

Deixe um comentário