Logotipo NCC

Segundo dia da Web Summit tem o Brasil como destaque

Web Summit 2022

Por Nivaldo Cleto*

No maior evento de inovação do mundo, que ocorre até dia 4 de novembro em Lisboa, o Pavilhão Brasil Apex teve destaque, com a maior delegação de todos os países em um espaço de 225 metros quadrados, incluindo salas de reuniões, eventos, estúdios de gravação, exposições entre outros serviços.

Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; presidente do Sebrae, Carlos Melles; gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Silas Santiago; presidente do Serpro, Gileno Gurjão Barreto; ex-secretário de Governo Digital, Luiz Felipe Salim Monteiro; ministro Luciano Mazza de Andrade, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Propriedade Intelectual do Ministério das Relações Exteriores (MRE); Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal; embaixador Augusto Pestana, presidente da Apex, entre outros integrantes de entidades e do setor público.

A partir da esq., presidente do Sebrae, Carlos Melles; diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick; presidente do Serpro, Gileno Gurjão Barreto e o ex-secretário de Governo Digital, Luiz Felipe Salim Monteiro

No espaço, diversas palestras foram apresentadas, como a identidade digital brasileira, transformação digital das pequenas empresas e Projeto Inova Amazônia.

O embaixador do Brasil em Portugal disse que o Brasil é o primeiro país na América Latina a implantar o 5G que vai do campo à telemedicina, tendo 80% do serviço governamental digitalizado, e que o estado de São Paulo é o quarto maior do mundo em fintechs.

São Paulo

No estande que representa a cidade, o prefeito Ricardo Nunes ( foto à esq.) fez o lançamento do Portal da Economia Paulistana e em seu discurso defendeu o acesso à internet como direito fundamental do cidadão e destacou o uso crescente da tecnologia na gestão da cidade.

O Portal da Economia Paulistana é uma plataforma destinada a investidores estrangeiros e nacionais, empreendedores já estabelecidos na capital e pessoas que querem abrir um negócio. A plataforma, totalmente gratuita, conta com versões em inglês e espanhol e está dividida em sete seções. Nelas o usuário poderá solicitar abertura de empresa, atendimento especializado realizado pela equipe da SP Negócios e informações setoriais, assim como dados territoriais e estatísticos, legislação e políticas de incentivo existentes no município.

Embraer

A empresa também está presente no Pavilhão Brasil Apex, onde vai discutir os impactos e as novas oportunidades criadas pela revolução digital para o segmento da mobilidade, entre elas a incubação de novos negócios, como a Eve Air Mobility, criada em 2020 para acelerar o desenvolvimento da indústria de Mobilidade Aérea.

Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio está com seu estande “Rio: capital of innovation and joy” para promover e divulgar as iniciativas do Rio nas áreas de inovação e tecnologia, além de fomentar o turismo e os negócios bilaterais.

Acompanhe o evento – https://www.youtube.com/c/websummit

Agradecimento: assessorias de imprensa do Sebrae e da Prefeitura de São Paulo

(*) Nivaldo Cleto é empresário de contabilidade e de certificação digital, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br e membro da ICANN Business Constituency – BC

Leia também