Logotipo NCC

Janela para o sucesso

Artigos
Por Nivaldo Cleto
Revista Fenacon em Serviços 96 – dezembro 2003

O diretor de Tecnologia e Negócios da Fenacon, Nivaldo Cleto, mais uma vez esteve na COMDEX Las Vegas 2003, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, ocorrida de 16 a 20 de novembro, trazendo as principais novidades do mundo da informática

“A COMDEX é a janela para o sucesso do seu negócio, abre portas e é indispensável”. Foi com essa frase que Mr. Bill Gates, o chairman da Microsoft Co. , pai do congresso que, desde 1983, é promovido em Las Vegas e também em diversos locais do Mundo, fez a abertura do evento. Em um rápido passeio pela história da informática, ele lembrou que, nos primeiros anos da feira, a tecnologia, moderna para aquela época, fazia com que por diversas vezes os slides e retroprojetores aparecessem de ponta cabeça.

Filme Matrix inspira apresentação da Microsoft. ‘Morpheus Gates’:
o todo poderoso da Microsoft fala sobre a popularização da informática
ao longo das últimas décadas e brinca de Matrix, durante a palestra

Gates destacou que softwares foram sendo ‘construídos’ com grandes problemas: ship, web, etc…, mas enfatizou: “se você não fizer nada de errado, o certo não aparece”. O sonho da Cia. era o sucesso dos softwares, aos quais as pessoas pudessem ter acesso para se comunicar, criar boas idéias, trabalhar, crescer e gerenciar. Ao longo da década, muitas pessoas começaram a usar os PCs para tudo: música, trabalho, jogos, brinquedos e pesquisas … Os softwares tinham que rodar. O problema é que os hardwares não eram suficientes para fazer os softwares funcionarem. Assim, para ele, os softwares levaram à ‘invenção’ dos hardwares.

Outro avanço: o acesso à Internet, com o passar de duas décadas, ficou mais barato. Hoje, todos falam a mesma língua e ao mesmo tempo.

Brincando com a onda virtual que tomou o cinema, a Microsoft produziu um filme, fazendo uma analogia da série Matrix, onde o Bill Gates era o Morpheus e o Steve Ballmer, CEO (Chief Executive Officer) da Microsoft Corp., era o NEO.

Mercado disputado

O NEO teve uma reunião com os agentes da Matrix (o mau) que representavam as empresas IBM e Linux. Diziam que estavam de olho nele por algum tempo. Abriram o laptop que, logo em seguida, apresentou um erro de núcleo do Linux. Dessa forma, os agentes da IBM/Linux deram uma opção para Steve: tomar uma pílula azul gigante com os emblemas IBM/Linux ou uma pílula vermelha normal com o emblema Microsoft.

O NEO (Steve) escolheu a vermelha. O telefone tocou e ele foi puxado pelo Morpheus (Bill Gates), que queria provar que o mundo real era o mundo da Microsoft. Após a conversa, Bill e Steve travaram uma luta no estilo Kung Fu (foi o máximo, igual a da série Matrix). A moral da história: numa era onde a vontade pelo acesso à tecnologia da informação estiver sendo reprimida unicamente por um software livre, esta será libertada para o mundo real por Morpheus – Bill Gates.

Gates também falou sobre uma proliferação de dispositivos – relógios, computadores de bolso, telefones celulares e Tablets PCS – que requerem melhores softwares para a integração mútua. A exposição teve um ar de pai orgulhoso dos sistemas Microsoft, na qual não foram apresentadas novidades, mas, sim, a necessidade de incrementar e integrar os sistemas já existentes, com uma presença maciça no mercado mundial.

Mercado em crise

No segundo dia de COMDEX, fui ao Centro de Convenções – Las Vegas Convention Center – localizado junto ao Hilton Hotel, com uma expectativa de conhecer as grandes novidades do mercado da Tecnologia da Informação para 2004. Este é praticamente o terceiro ano seguido que eu participo desse Show de Tecnologia, com exceção de 2001, que suspendi a minha viagem face ao terrorismo no WTC.

Quando cheguei ao local, percebi que a quantidade de participantes e de expositores diminuiu sensivelmente em relação aos últimos anos. A organização do evento informou que havia apenas 55 mil inscritos, contra os 150 mil de 2002. Grandes fabricantes como a Toshiba, Sony, Palm, Samsung, LG, HP, dentre outros, não estão mais presentes na Feira, passando a missão de mostrar os seus produtos para os seus representantes e desenvolvedores dos sistemas.

A Acer, Samsung e a HP, por exemplo, estão localizadas no Pavilhão da Microsoft. Na minha opinião, isso é o resultado da crise econômica que o mundo está atravessando. Pude comprovar visitando as principais lojas de departamentos e lojas de eletrônicos como CompUSA e a Fry´s. Nelas, havia uma quantidade bem menor de produtos destinados à venda, bem como poucos clientes comprando.

Wireless

Há uma grande presença dos fabricantes e desenvolvedores de sistemas dos países asiáticos, como Korea e China. O sistema de comunicação sem fio, integrando o telefone celular, a agenda eletrônica e o acesso à Internet são as vedetes desse Computer Show, como a feira é chamada pelos americanos.

Nas fotos acima, mostramos o telefone híbrido da Samsung, que integra os serviços web, celular e PDA (Portable Document Assistant). Esse serviço já é disponibilizado no Brasil pela ‘Vivo’, ‘BCP’, ‘Oi’ e outras empresas.

Mais uma vez, os organizadores disponibilizaram o acesso dos congressistas à web, com os CyberCenters instalados em ilhas no pavilhão de exposições. No mundo empresarial é uma necessidade consultar os emails pelo menos três vezes ao dia, no mínimo.

Uma das maiores sensações da Feira foi o lançamento de um telefone que nos permite conversar com pessoas em qualquer lugar do planeta, desde que ela tenha o mesmo aparelho. Gratuitamente. É isso mesmo, grátis!! Funciona muito bem, já que eu testei por diversas vezes ligando para minha residência e minha empresa. Em breve farei uma matéria especial para a Revista Fenacon em Serviços sobre as vantagens desse revolucionário telefone que, com certeza, irá encurtar ainda mais a distância nesse planeta integrado e globalizado.

Segurança

Observei também que os sistemas utilizados para segurança estão cada vez mais avançados e os preços mais acessíveis à população em geral. Alguns softwares são capazes de monitorar diversas localidades de uma residência ou de uma empresa através de um único monitor, tendo diversas microcâmeras instaladas. Os acessos podem ser feitos de fora do local, via Internet.

Outra novidade na área de segurança, é o aparelho produzido pela Ritech International Ltd. Ligado na porta USB do computador, permite que apenas o dono acesse o sistema através da sua impressão digital.

Na próxima edição da Revista Fenacon continuarei mostrando as últimas novidades da tecnologia da informação que, em breve, estarão disponíveis para nós, brasileiros.

Leia também

Sem Comentários

Deixe um comentário