Logotipo NCC

17º IGF termina na Etiópia com a maior delegação brasileira em edições fora do Brasil

IGF 2022

Por Nivaldo Cleto*

Chegou ao fim, na última sexta-feira (02/12), o 17º Fórum de Governança da Internet, realizado em Addis Abeba, na Etiópia. Foram 5 dias de relevantes debates para a inclusão e diversidade no espaço digital mundial, com representantes de 170 países e mais de 5.000 participantes presenciais e online.

O principal tema do evento “Internet resiliente para um futuro compartilhado sustentável e comum” trouxe as discussões sobre como conectar uma população de 2,7 bilhões que está fora do universo digital, com segurança e garantia de respeito aos direitos humanos fundamentais.

Esta premissa foi guiada por cinco temas extraídos do Pacto Digital Global no Relatório Nossa Agenda Comum do Secretário-Geral da ONU: Conectando todas as pessoas e protegendo os direitos humanos; Evitando a Fragmentação da Internet; Governando dados e protegendo a privacidade; Habilitando segurança, proteção e responsabilidade e Abordando tecnologias avançadas, incluindo IA.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) fizeram parte destas discussões de forma híbrida, com a participação de brasileiros por meio de um “Hub” na sede do NIC.br em São Paulo e em painéis presenciais no IGF na Etiópia.

Hub na sede do NIC.br em São Paulo

 

Alguns representantes do CGI.br em painel do IGF

O Fórum destacou a África, que é a região menos conectada do mundo, com 60% da população offline. Visando um futuro digital melhor que ofereça espaço para todos participarem, o IGF deste ano viu um aumento na representação do Sul Global, com 44% dos participantes vindos da África. Falando em nome do país anfitrião, Demeke Mekonnen Hassen, vice-primeiro-ministro da Etiópia e ministro das Relações Exteriores, disse: “A Etiópia persistiu em sua busca pela prosperidade e na construção de uma economia digital”. A crescente população jovem do continente é a chave para transformar o futuro digital da região.

As interligações entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e todas as facetas da governança do espaço digital ficaram evidentes nas mais de 300 sessões que aconteceram ao longo da semana do evento. Mais de 45 entidades do sistema da ONU, incluindo os Chefes de Comunicações Globais e do Escritório de Direitos Humanos, e o Enviado da ONU para Tecnologia deram seu apoio nos diálogos e deliberações do IGF que informarão o processo de desenvolvimento do Pacto Digital Global.

As mensagens do IGF de Adis Abeba resumem as prioridades urgentes e recomendações acionáveis de governos, setor privado, sociedade civil e outras partes interessadas para um futuro digital seguro, sustentável e inclusivo.

 

Confira a fala de José Gontijo, Coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), durante o painel “Global AI Governance for Sustainable Developmen”

 

Bia Barbosa, representante do Terceiro Setor no CGI.br fala sobre o comunicado que foi divulgado ao final do IGF.

Para acompanhar todas as discussões do IGF, acesse:

https://www.youtube.com/igf

Sobre o IGF

O Fórum de Governança da Internet ( IGF ) é uma plataforma multissetorial global que facilita discussões sobre questões de políticas públicas relacionadas à governança da Internet. O IGF foi um dos resultados mais importantes da Cúpula Mundial das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação ( CMSI ), que encarregou o Secretário-Geral das Nações Unidas de convocar formalmente o Fórum.

Institucionalmente, o IGF é apoiado pelo Secretariado do IGF , administrado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA) , enquanto o programa da reunião anual do IGF é desenvolvido pelo Multistakeholder Advisory Group (MAG) .

O Painel de Liderança nomeado pelo Secretário-Geral promove estrategicamente maior impacto e disseminação das discussões do IGF .

Dentro da estrutura de trabalho intersessional e reuniões anuais do IGF , as partes interessadas provenientes de todas as disciplinas (por exemplo, governos, setor privado, sociedade civil e comunidades técnicas) e de todas as partes do mundo estão discutindo políticas digitais públicas, estabelecendo redes e trocando as melhores práticas para uma Internet aberta, mais segura e acessível para todos.

 

(Boletim com informações do IGF)

(*) Nivaldo Cleto é empresário de contabilidade e de certificação digital, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br e membro da ICANN Business Constituency – BC

Leia também