Logotipo NCC

DIÁRIO DA CES 2022

CES2022 Cobertura de Eventos

Por Nivaldo Cleto*

A maior feira de eletrônicos de consumo, a CES, que terminou no sábado (08/01) chega a mais um ano, desta vez a primeira presencial desde o início da pandemia. Um pouco esvaziada e sem grandes empresas é verdade.

Diferentemente de outros anos, não  estive presente no evento por questões de renovação do visto para entrar nos EUA em face do fechamento do Consulado Americano até novembro de 2021. Mas não deixei de acompanhar à distância as novidades da feira. Trago alguns dos principais lançamentos que, como de costume, prometem virar tendência de consumo.

Antes, faço uma lembrança de um lançamento da feira em 2014 do robô aspirador, um utensílio que voltando no tempo seria apenas um brinquedo cenográfico de filme de ficção ou desenho dos Jetsons. Hoje você consegue comprar modelos populares que funcionam perfeitamente por módicos R$ 100. O futuro realmente chegou antes do que imaginávamos!

Carro da BMW que muda de cor

Trata-se do BMW iX Flow, que possui, entre outras características, a tecnologia E Ink, capaz de alterar a cor do veículo em segundos. Segundo a empresa, a tecnologia é semelhante àquelas utilizada nas telas de e-Books. A pintura do carro é composta por milhões de microcápsulas, que tem diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano.

A BMW informa que cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva.

“No futuro, os donos de um carro da BMW vão poder mudar a cor de seus veículos apenas pressionando um botão”, disse Stella Clarke, líder do projeto BMW iX.

 

Samsung Odyssey Ark

Odyssey Ark da Samsung é um monitor gigante de 55 polegadas com resolução 4K, que tem um design curvo que funciona na vertical e na horizontal, e vale por pelo menos quatro monitores juntos.

 

Projetor Freestyle conectado como lâmpada

Você pode transformar o seu quarto em um cinema com este projetor da Samsung que pode ser encaixado em qualquer bocal de lâmpada e ainda vem com caixa de som integrada, que funciona com seus efeitos de iluminação.

 

Acessibilidade com o My Eye Pro

O pequeno acessório MyEye Pro, da OrCam, fica preso por imãs ao óculos do usuário e pode transcrever em áudio tudo o que está na sua frente. Assim, pessoas com deficiências de visão ou mesmo sem, podem ter instruções de direção, reconhecimento de objetos e pessoas e até mesmo ler letreiros, jornais ou livros.

 

Jaqueta com sensores para a realidade virtual

Uma camisa tecnológica chamada OWO promete entregar mais de 30 sensações diferentes em tempo real no mundo virtual. Segundo a página do produto, o algoritmo de sensações da camiseta permite criar infinitas sensações diferentes, como chuva, um tiro, o vento ou até mesmo um abraço no videogame ou no metaverso.

A peça custará menos de US$ 450 quando chegar ao mercado ainda este ano.

 

Robôs garçom

O Servi one, da Bear Robotics, flutuava em um dos stands com hambúrgueres e sushi em bandejas e desta vez nenhum tinha a aparência humana com apresentado em edições anteriores da feira,

Um robô buscador também foi exibido. A Labrador Systems apresentou o robô Retriever, que foi projetado para ajudar pessoas com mobilidade reduzida, segundo o presidente-executivo da empresa, Mike Dooley.

O robô com rodas se movimenta usando sensores e os usuários se comunicam com ele por controle de voz ou por um aplicativo. Ele pode carregar até 11 kg e alcançar diferentes alturas. O robô está em fase de testes, com o objetivo de entrar em produção em 2023.

 

Com informações da CNN, Olhar Digital, UOL e BBC

*Nivaldo Cleto, membro da ICANN Business Constituency e Conselheiro Eleito do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGIbr

 

 

 

 

 

Leia também

Sem Comentários

Deixe um comentário