Logotipo NCC

Confira dicas para controlar o tráfego de dados no smartphone

Tecnologia

SÉRGIO VINÍCIUS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os planos de dados ilimitados para acesso à internet minguaram.

Atualmente, as operadoras mantêm pacotes nos quais os usuários devem pagar mais ou menos de acordo com a quantidade de consumo de informação (medida em Mbytes) e o intervalo de uso (diário, mensal).

Ao ultrapassar o limite de tráfego preestabelecido, as companhias podem cobrar taxas extras ou diminuir a velocidade de transferência -o que, na prática, pode tornar um suplício a tentativa de ler um e-mail.

A melhor forma de evitar ultrapassar os limites de transferência é ficar de olho nos dados e criar hábitos que consumam menos banda.

Diversos aplicativos podem ajudar na tarefa (veja abaixo), mas há ainda outras dicas práticas.

A primeira é desabilitar a conexão de dados quando ela não for utilizada.

Assim como cada celular permite ativar ou desativar conexões como Wi-Fi ou Bluetooth, o mesmo se aplica a redes 3G ou Edge. Basta encontrar essa função e utilizá-la (há aplicativos que podem ajudar na tarefa).

Por falar em Wi-Fi, dê sempre preferência a ele. Use as redes sem fio para realizar os downloads pesados e deixe a conexão de dados 3G para tarefas frugais, como leitura de e-mails.

Por fim, é indicado programar o smartphone para que ele nunca atualizar e-mails, redes sociais e aplicativos de forma automática. Basta trocar a opção para ser atualizada manualmente.

Quanto mais controle você tiver sobre o tráfego de dados, mais barata será a conta telefônica no fim do mês.

Editoria de Arte/Folhapress

 

Leia também

Sem Comentários

Deixe um comentário