Por Nivaldo Cleto
Revista Gestão Empresarial – julho 2006
A transmissão da voz pela internet (VoIP-“Voice over IP “)utilizando o protocolo IP é uma tecnologia alternativa à tradicional transmissão de voz pela rede pública de telecomunicações.Sua principal vantagem é a eliminação de custos ou mesmo a redução significativa dele.
Apesar do duro golpe às operadoras de telefonia convencional,não há mais dúvidas que essa evolução chegou para ficar.Basta analisar a massificação do uso do Skype, sistema pioneiro,para comprovar o sucesso da telefonia pela Internet.Hoje,qualquer cidadão,além de conseguir conversar gratuitamente com outro usuário Skype esteja ele em qualquer ponto do planeta,também pode comprar créditos do Serviço SkypeOut para fazer do seu computador,ligações para telefones fixos de qualquer parte do mundo a custos super reduzidos.Uma ligação para os Estados Unidos,por exemplo,o custo é de R$0,04 por minuto.
Para mergulhar nesse universo do Skype o usuário de computador deve fazer o download gratuito do software (http://www.skype.com),abrir uma conta no Skype fornecendo seus dados,adquirir um fone de ouvidos com microfone para ser acoplado ao computador e,se optar por falar com telefones normais,adquirir créditos (R$25,00 no mínimo).Uso esse sistema há mais de um ano e o serviço funciona muito bem.Saliente-se que ao ligar para outro usuário Skype,o custo é zero.
Mas tecnologia Voip não se resume ao Skype.Ela se sofisticou e ganhou a simplificação de um aparelho telefônico comum, eliminando o papel do computador no processo.É a chamada tecnologia IP pura.Utilizando o mesmo cabo da conexão banda larga é possível conectar aparelhos telefônicos que possibilitam ligações para telefones convencionais a preços também super reduzidos e,ainda,de graça para qualquer usuário do sistema IP.Basta saber o número Voip que está na outra ponta.
A difusão da tecnologia IP pura já pode ser sentida nos cartões de visita.Além de e-mail,website e telefone convencional da empresa,consta agora um campo para telefone IP.Seu grande diferencial,além da simplificação e redução de custos,é o incremento de uma série de serviços inteligentes, como secretária de voz e transferência automática de chamadas.
Primeiros Passos
Para adquirir o serviço VoIP,a primeira exigência é ter disponível uma conexão de banda larga com a internet, que possibilite a transmissão de voz:
· ADSL -a partir de 128 Kbps (Ex.Speedy/Telefônica, InternetTurbo/Brasil Telecom e Velox/Telemar)
· Cabo -à partir de 128 Kbps (Ex.Virtua/NET,Ajato/TVA)
· Rádio -à partir de 128 Kbps (diversos)
· Satélite -devido aos intervalos na transmissão (delay )não são indicadas para transporte de voz (Ex.Starone/Embratel)
Quando você assina um serviço de conexão por banda larga é necessário que a companhia fornecedora do serviço instale um modem de banda larga em sua casa ou empresa.Nele conecta-se um decodificador e o aparelho telefônico,geralmente cedido em comodato para usuário.Existem inúmeros aparelhos telefônicos no mercado fabricados para a Tecnologia VoIP.Veja ilustração abaixo,um telefone IP conectado no Modem ou Roteador,ligado através da Internet a um Provedor de Telefonia IP,que em seguida transfere através do sistema as ligações para as operadoras de telefonia normal.
PABX IP nas Corporações
Algumas empresas já migraram o PABX tradicional para o PABX IP.No mercado já existem inúmeros fornecedores anunciando ofertas de VoIP destinadas a integrar voz, imagens e dados,todas com a finalidade de aumentar a eficiência nas comunicações e redução de custos.Instalei,recentemente, em São Paulo,um telefone VoIP da TVA (Ajato)e constatei que as ligações funcionam relativamente bem,apesar de alguns ecos existentes em certos telefonemas.
Imagino a hora que meus clientes não conseguirem completar a ligação porque a rede teve ataque de vírus ou que o serviço da provedora de banda larga ficou fora do ar. Esses são alguns dos percalços pela adoção da nova tecnologia.Mas,em síntese,veja as vantagens e desvantagens:
Vantagens do Sistema VoIP
· Redução em até 80 %dos custos com ligações interurbanas e internacionais
· Possibilidade de empresas conversarem com suas filiais sem pagamento de tarifas
· Telefonar para números que utilizam o mesmo provedor de VoIP a custo zero
· Transformar ligações DDD em locais
· Configurar linhas que permitem fazer ereceber chamadas,bloqueando ou autorizando os números telefônicos
· Redirecionar ligações para qualquer telefone fixo ou móvel
· Emitir um email avisando sobre uma mensagem deixada na secretária eletrônica, idêntico ao serviço de caixa postal da telefonia celular
· Receber mensagens eletrônicas,quando não se pode atender a ligação no ramal, através do telefone móvel
· Possibilitar a videoconferência com a instalação de uma câmera em cada telefone IP
· Nas viagens,os funcionários podem utilizar os recursos de comunicação do IP da empresa,reduzindo os custos das ligações fora da empresa
Desvantagens
· Em algumas ligações escutamos um som de eco ou voz metalizada
· Nem sempre conseguimos falar ao mesmo tempo
· Alguns sistemas de VoIP necessitam de um computador ligado à Internet
· Requer os mesmos cuidados de proteção de ataques e proteção por firewall como são feitos para outros servidores Web
Com a rapidez da implementação dos sistemas VoIP e da telefonia móvel,a telefonia fixa está com seu dias contados,pois no mundo digital,com acesso rápido à internet e comunicações convergentes,deixa de ter sentido cobrar chamadas por critérios como duração ou distância entre os interlocutores.
O custo das ligações tende a zero.
ALGUNS FORNECEDORES DO SISTEMA VOIP
www.voitel.com.br
www.siemens.com.br (HiPath 3000)
www.tvavoz.com.br
http://fone.uol.com.br/
www.ipfone.com.br/
web.net2phone.com/por tuguese/consumer/commcenter/ features.asp
Recomendo procurar empresas que ofereçam suporte técnico no Brasil.
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