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Etiqueta na web – a netiqueta

Artigos
Por Nivaldo Cleto
Revista Fenacon em Serviços 83 – novembro 2002

Muitos desconhecem que na Internet existem regras de etiqueta e comportamento. Ao conjunto delas chamamos de ‘netiqueta’. Para que tenhamos uma boa convivência com o mundo digital, fazemos a seguir um resumo de lembranças importantes que devem ser observadas pelos usuários da rede:

1) NÃO GRITE!!! – quando um texto ou uma frase é escrita toda em maiúscula, na linguagem da Internet, significa que estamos gritando. Escreva normalmente como se estivesse redigindo uma carta em papel.

2) Assunto (subject) – nunca deixe de preencher a linha assunto, pois isto facilita a vida das pessoas que recebem diversas mensagens por dia, para estabelecer prioridades de leitura.

3) Respostas – procure responder as mensagens em até 24 horas, pois quando enviamos um email esperamos que o correspondente acesse pelo menos uma vez por dia a sua caixa postal. Ao responder uma mensagem, além de se reportar ao mesmo assunto, não esqueça de enviar ao menos uma parte do texto recebido, pois isto facilita o entendimento para as pessoas que recebem diversas mensagens diariamente.

4) Propagandas – não divulgue produtos e serviços sem que o destinatário autorize, pois os usuários da rede consideram estas propagandas como Spam.

5) Spams – assim é chamado o envio de uma mensagem para diversas contas de email, listas de discussão, eGroups, não considerando os interesses das pessoas. Esta prática é muito prejudicial para os usuários da rede que necessitam trabalhar com seriedade e rapidez.

6) Manifestações – são inaceitáveis manifestações de preconceito, racismo, hostilidade, obscenidade e proselitismo político e religioso.

7) Assinaturas – você pode criar uma assinatura padrão no final de todas as mensagens enviadas (não confundir com a assinatura digital). Ela pode conter informações sobre você ou sua empresa, cargo, telefones e frases. Mas não exagere! Estas informações devem ser limitadas a no máximo quatro linhas.

8) Hoax – é a mensagem cujo conteúdo é ‘alarmante’, como os famosos vírus por mail. A definição mais real sobre hoax é a de um vírus social, que utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir, sendo esse o seu único objetivo. Não acredite e nem repasse estas mensagens, sem antes consultar o suporte do seu provedor. Muitas vezes elas avisam que não se deve abrir mensagens de e-mail que possuam um determinado assunto (subject), como ‘AOL4FREE’, ‘Good Times’, ‘Join The Crew’, ‘Penpal Greetings’ e ‘Win a Holiday’ ou, caso contrário, o seu micro será destruído, contaminado, formatado …

9) Formatação – escreva linhas com no máximo 70 caracteres (coluna). Assim você terá certeza que o destinatário poderá ler a mensagem com mais facilidade, independente do aplicativo de leitura de email que utilize.

10) Respeite seu correspondente – não envie cópia de uma mensagem particular para terceiros sem permissão do autor.

11) Pense globalmente – tenha em mente que podem existir no grupo de correspondentes participantes de nacionalidade, raça, credo, idade e sexo diferentes do seu. Tome cuidado nos seus comentários para não ofender seus companheiros.

12) Anexos (Attachments) – envie arquivos anexados somente quando solicitado e jamais para grupos. Cuidado ao abrir arquivos executáveis (programas) e textos anexados a mensagens. Constate que o seu antivírus esteja atualizado antes de executar estes arquivos.

13) Texto – a elegância, assim como ortografia e gramática corretas, são importantes. É adequado separar os parágrafos com linhas e evitar o uso de siglas de difícil conclusão.

14) Conteúdo – evitar afirmações que possam ser interpretadas como posição oficial de sua organização ou instituição. Atenção ao expressar sarcasmo ou sátira. Usar linguagem clara e concisa, mas cuidado: às vezes uma resposta muito concisa pode ser considerada rude. Por exemplo, responder com uma única frase à pergunta que alguém lhe remeteu, pode fazer com que a pessoa pense que foi inconveniente. Enfim, usar o bom senso. Uma boa regra é nunca enviar nada que não possa ver publicado num jornal importante.

15) Emoticons (ou smileys) – no uso de email é comum o uso de símbolos gráficos denominados smileys, indicando expressões faciais. Alguns emoticons mais conhecidos são:

🙂 sorrindo 🙁 tristonho

:-* beijo 😉 piscando

😐 sem expressão :’-( chorando

16) Bom senso – Nunca criticar ou ridicularizar opiniões alheias. Portanto, cuidado ao enviar informações pessoais sobre si e sobre outros. Na Internet, somos conhecidos através do que escrevemos e como escrevemos.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o comportamento ético na Internet, esperamos que desfrute com prazer do melhor canal de comunicação da era digital.

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