Por Nivaldo Cleto*
A reunião da Business Constituency (BC) com o Board da ICANN, realizada nesta ICANN84, foi marcada por discussões francas, propositivas e estratégicas — e reforçou o compromisso do setor privado com a integridade, segurança e evolução da governança da internet.
Como membro ativo da BC, trago aqui um resumo dos principais pontos defendidos por nós durante a conversa com o Board.
1. DNS Abuse: A Ameaça que Cresce Mais Rápido que a Resposta
A abordagem atual da ICANN para mitigar abusos no DNS está lenta e burocrática diante da velocidade com que surgem novas ameaças.
“O ciclo completo de um PDP pode levar mais de dois anos. Enquanto isso, o número e a sofisticação dos ataques crescem”, disse Mason Cole da BC
A BC defende a criação de um Comitê Permanente de Abuso de DNS (nos moldes do ccNSO) dentro da GNSO, para que esse tema deixe de ser episódico e se torne um compromisso contínuo da comunidade. A proposta recebeu apoio e reconhecimento por parte de membros do Board.
2. Reforma Urgente no Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP)
A rigidez e lentidão dos PDPs prejudicam a capacidade da ICANN de reagir a eventos externos que afetam diretamente sua missão.
“Mesmo com foco estreito, o PDP ainda demora demais. Precisamos de métodos mais ágeis e flexíveis.” — BC
A Business Constituency sugere a adoção de metodologias ágeis na elaboração e implementação de políticas, conforme já previsto no Plano Estratégico da ICANN (prioridade 1.1.2.4). É hora de transformar essa intenção em ação concreta.
3. Proteção de Dados e Combate a Fraudes: Precisamos de um WHOIS Funcional
A acessibilidade e precisão dos dados de registro de domínios é vital para a segurança na internet. A BC, junto com a IPC, reforçou a necessidade de:
•Participação obrigatória de todos os registrars no RDRS
•Simplicidade e clareza no processo de requisição e resposta
•Conformidade com legislações como o GDPR e regulamentações da UE
“A reputação das marcas é o que torna golpes como phishing tão eficazes. Proteger isso é proteger o consumidor.” John McElwaine, IPC
4. Revisão da Estrutura da ICANN: Governança que Acompanha a Realidade
A BC, junto com os ISPs da CSG, defendeu que a estrutura da ICANN precisa ser revista à luz dos desafios atuais. Essa análise deve ser parte do esforço de review de reviews, não apenas como olhar para o passado, mas como exercício de adequação para o futuro.
“É frustrante que estruturalmente o tema não esteja sendo tratado com a devida prioridade.” — Osvaldo Novoa, CSG
A BC Não se Cala — Ela Age
A Business Constituency deixou claro: defender usuários, marcas e a integridade da internet é uma prioridade inegociável. Nosso papel é manter o debate vivo, propor soluções concretas e liderar pela ação.
“Estamos prontos para liderar a criação do Comitê Permanente de Abuso de DNS. E fazemos isso com o apoio de toda a comunidade.” — Mason Cole, BC
(*) Nivaldo Cleto é empresário de contabilidade e de certificação digital, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br e membro da ICANN Business Constituency – BC



