Foto – Comitiva brasileira na ICANN 79 em Porto Rico
Por Nivaldo Cleto*
Hoje ocorreu o anúncio oficial do Netmundial+10 para a comunidade de negócios da ICANN, a Business Constituency (BC). Estavam presentes os representantes do CGI.br: Renata Mieli, como atual diretora do grupo, e o Conselheiro do setor de negócios, Nivaldo Cleto; contando a colaboração do consultor de políticas de Internet, Mark W. Datysgeld.
Foi reiterado que o evento se dará entre 29 e 30 de abril de 2024, na cidade de São Paulo. Ficou também estabelecido que um dos grandes objetivos é que o evento seja de natureza híbrida, para tornar o acesso global à discussão mais fácil e obter um alcance maior do que era possível da primeira vez em que o evento foi conduzido.
Renata Mielli na reunião da Business Constituency para convidar a comunidade empresarial a participar da NetMundial+10
O Netmundial original, ocorrido dez anos atrás, foi um evento marcante na governança da Internet, propondo mapear novas vias para a cooperação global no tema. Ele reuniu diferentes partes interessadas para debater o futuro da governança da Internet de maneira ampla. Convocado pelo governo brasileiro e pela ICANN em resposta às revelações de Edward Snowden sobre a espionagem global na Internet por diversos países (principalmente os EUA), o evento buscou ir de encontro a essas revelações.
Foi durante o evento que a Presidente assinou o Marco Civil da Internet, o qual teve uma importante colaboração do CGI.br.
O documento resultante do Netmundial, embora não obrigatório, definiu vários princípios que seriam observados nos esforços de governança da Internet que se seguiram, demonstrando a eficácia do evento em captar uma visão geral dos objetivos da comunidade. As áreas enfatizadas incluíram: direitos humanos; proteção de intermediários; espaço online unificado; segurança, estabilidade e resiliência; arquitetura aberta e distribuída; inovação sustentável; continuidade do modelo multissetorial; padrões abertos.
Agora que nos encontramos em um momento no qual existe novamente certa dúvida sobre como os processos globais de governança da Internet vão se encaixar e se faz necessário entender como reforçar laços entre os Estados e os processos multisetoriais, se faz extremamente oportuno trazer esse para evidência e explorar questões da mesma maneira franca que da primeira vez.
É importante destacar que diversos atores da comunidade ICANN se fizeram presentes em apoiar o Netmundial+10, e temos que dar destaque particular para o atual Chair do Conselho Governamental (GAC), Nico Caballero, representante do Paraguay. Com apoio de Nico temos conseguido comunicar essa proposta de maneira eficiente e correta para os governos do mundo, o que nos traz grande felicidade.
Seguiremos olhando muito de perto para esse evento de genética brasileira.
Saiba mais em: https://netmundial.br/
(*) Nivaldo Cleto é empresário de contabilidade e de certificação digital, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br e membro da ICANN Business Constituency – BC