Mais uma vez tenho a oportunidade de visitar uma das maiores amostras de tecnologias de inovação para os consumidores existentes no planeta.
Durante essa semana, serei apenas uma dentre as 150 mil pessoas que visitarão o maior centro de exposição do mundo, numa cidade fabulosa que propicia tudo aquilo de mais moderno para o conforto de nosso cotidiano.
Serão 3.500 expositores espalhados por pavilhões distribuídos em quatro grandes Hotéis e Cassinos, além de um enorme centro de convenções, o Las Vegas Convention Center, o qual podemos comparar com três vezes o tamanho do Parque de Convenções do Anhembi, em São Paulo.
Estou com seis horas a menos de fuso horário com relação ao Brasil, assim me sinto seis horas no passado. Enquanto escrevo este artigo, escuto o jornal da manhã da Rádio Jovem Pan e percebo que hoje será mais um dia de calor insuportável, em praticamente todo o Brasil.
Na tarde de hoje, tive o imenso prazer de presenciar o lançamento oficial da Fórmula E, uma corrida de carros movidos a energia elétrica, idealizada pela Qualcomm.
A competição acontecerá inicialmente em 10 cidades do planeta, iniciando-se em setembro de 2014, na China, e já está marcado para o dia 15 de novembro de 2014 no Rio de Janeiro.
O CEO da Qualcomm demonstrou extrema animação com as possibilidades que a Fórmula E poderá trazer para as ruas, chegando a comparar o futuro das ruas com os antigos autoramas, nos quais os carrinhos eram presos a trilhos e movidos por pilhas, na velocidade da condução elétrica.
Uma das frases mais marcantes do evento foi a do CEO da Qualicomm, Paul E. Jacobs: “Não mais falaremos em quilômetros por hora, mas sim em megabytes por segundo”, comparando, em seguida, o futuro das ruas com os antigos autoramas. Pouco mais de cem anos depois do lançamento do primeiro brinquedo do tipo, foi possível ver o piloto brasileiro Lucas di Grassi mostrando um pouco do que está por vir. Para assistir a filmagem da demonstração clique no link: http://www.youtube.com/watch?v=Us2uA7IQDD0
As inovações tecnológicas ligadas à saúde são outro foco da CES 2014. Os “wearables” devem intensificar a invasão do mercado nos próximos anos. As tecnologias usadas como vestuário (o Google Glass, por exemplo), ganham a companhia de pulseiras high-techs da LG que monitoram todas as atividades físicas do usuários. Com esses dados vitais, o gadget envia um relatório para o smartphone do usuário, com o objetivo de aprimorar sua saúde. A Nike já havia apresentado uma pulseira do tipo, que estipula uma meta diária a ser atingida pelo usuário, o que inclui desde um simples levantar de braços para espreguiçar até uma corrida pesada de rua. Outra novidade é a escova de dentes Kolibree, que pode se conectar a internet e gravar a rotina da escovação do usuário, sugerindo melhoras na escovação.
A Kolibree é uma escova de dentes que pode se conectar a internet e
gravar a rotina da escovação do usuário. (Foto: robyn beck/AFP)
Smartphones e até mesmo TVs com telas dobráveis serão parte importante do Show de tecnologia da feira. A LG lançará a TV OLED 4K de tela curva com 77 polegadas, na tentativa de apresentar o passo seguinte da indústria do entretenimento em vídeo. Lembrando que a CES é tradicional pioneira no ramo, já que apresentou ao mundo o videocassete, em 1970, o CD-Player, em 1981, o DVD, em 1996, o Blue-Ray, em 2003, entre tantas outras inovações.
Smartphone da LG com tela dobrável promete se moldar ao rosto do usuário e
diminuir danos causados por impacto (Foto: Ethan Miller / AFP)
Hoje pela manhã, terça-feira, continuaremos a imersão pelas inovações tecnológicas, começando pela palestra do CEO da Sony, Kazuo Hirai. Em seguida, farei um novo resumo do Show da Tecnologia.