Por Nivaldo Cleto
Revista Fenacon em Serviços 100 – abril 2004
Utilize a Tecnologia da Informação para agilizar a elaboração da sua declaração do Imposto de Renda
Com a evolução tecnológica dos programas existentes e a disponibilização de novas plataformas pela Receita Federal, ficou mais ágil a elaboração das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2004, ano base 2003, permitindo maior confiabilidade no resultado do trabalho, com melhor assistência ao contribuinte.
Neste ano, a Receita disponibilizou as versões do programa Imposto de Renda para as plataformas Mac OS X, Linux e Solaris, até então, somente possível para os usuários que tivessem a plataforma Windows instalada.
Ainda me lembro: meados dos anos 80, quando ficávamos horas rascunhando as declarações em papel, para, depois, datilografar, anexar os informes de rendimentos e enfrentar as filas dos Bancos ou da Receita Federal. A possibilidade de erros era muitíssimo grande.
Hoje, com o volume de informações em tempo real, existentes gratuitamente na Web, nos sites do governo e das empresas de informações legislativa e fiscal, diminuiu, consideravelmente, a possibilidade de erros de cálculo na elaboração das declarações, já que o programa somente gera o arquivo eletrônico para envio, após uma automática e criteriosa análise de pendências.
A seguir farei uma síntese dos principais passos para agilizar os trabalhos:
Equipamentos de informática
Antes de tudo, o empresário ou profissional deverá ter um bom computador, pois os programas geradores das declarações, apesar de funcionarem em PCs da linha Pentium, têm melhor performance nos computadores da linha Pentium 3 ou 4.
Os jornais e revistas de informática oferecem equipamentos em dez ou doze vezes sem juros, com prazo de entrega a partir de 24 horas. Para comprar estes equipamentos sem sair de casa, fazendo uma pesquisa de preços, visite o site: www.buscape. com.br. Fique atento aos seguintes detalhes:
a) Muitas ofertas não incluem o monitor;
b) A marca do equipamento é muito importante. Faça uma pesquisa com seus colegas antes de optar por uma marca. Algumas das melhores no mercado são: Dell, IBM, Itautec, Semp-Toshiba, Compaq e HP – todas oferecem vendas através dos sites próprios;
c) Os consumidores normalmente têm problemas com empresas que oferecem os produtos com preços muito abaixo da média do mercado, principalmente quando necessitam da assistência técnica. Além disso, o equipamento não é vendido com a licença do sistema operacional;
d) Considerando minha experiência com compras de equipamentos nas lojas virtuais, recomendo a americanas. com.br, o submarino.com.br, o extra. com.br e o magazineluiza.com.br;
Programas Geradores da Declaração
O Site da Receita Federal disponibiliza na página principal (www.receita. fazenda.gov.br) o programa para fazer a declaração. Uma das novidades é o ‘Tutorial’ que, de uma forma interativa, esclarece as principais dúvidas, e um ‘Passo-a-passo’ para instalar o programa, preencher e entregar a declaração. Para acessar esse aplicativo cliquem aqui.
Conexão com a Internet em Banda Larga
Sem uma boa conexão com a Internet, é preciso ter paciência para pesquisar a legislação, consultar as perguntas e respostas, baixar os programas oficiais da Receita Federal, enviar as declarações, consultar contas bancárias, informes de rendimentos de pensionistas e aposentados…
Atualmente, com a gama de informações que a Internet disponibiliza para a gestão de nossos trabalhos e negócios, recomendo ter provedores de acesso em alta velocidade. Esses serviços são oferecidos pelas operadoras Telemar (Velox), Telefônica (Speedy), Net (Virtua), TVA (Ajato) ou redes wireless, também conhecidas como IEEE 802.11, Wi-Fi ou WLANs. São redes que utilizam sinais de rádio para a sua comunicação.
Se, na sua cidade ainda não está disponível acesso a Internet, quer por linha discada, quer por banda larga, recomendo que seja formado um grupo de moradores que necessitam da utilização da Internet e monte um miniprovedor, pois tenho certeza que o custo-benefício será recuperado em pouco tempo.
Consultas ao rol de perguntas e respostas oferecidas pela SRF e empresas de informações tributárias
No Portal da Fenacon e no Press Clipping, divulgamos diversos serviços gratuitos disponibilizados pelos parceiros da Fenacon e anunciantes da Revista, onde as principais dúvidas dos contribuintes são respondidas por especialistas na área do imposto de renda. Vale a pena consultar os banners correspondentes, pois, na prática, me ajudam a responder as dúvidas com rapidez e segurança.
Sem Comentários