Logotipo NCC

Varal com controle remoto e fogão com Wi-Fi levam inovação para casa

Tecnologia

Por Daniele Madureira | De São Paulo

A palavra inovação geralmente sugere pesquisas avançadas em áreas como medicina e engenharia espacial, mas o resultado concreto do trabalho de muitos pesquisadores pode estar bem mais perto das pessoas comuns – na cozinha de casa e até na área de serviço. 

É o caso de um ferro pressurizado da Philips que pode ser deixado até cinco minutos sobre a peça de roupa, sem queimá-la. Ou de um aspirador de pó da Electrolux cuja escova de fibras eletrostáticas “suga” a sujeira dos cantos mais difíceis. A Brastemp criou um fogão se comunica com o sistema Wi-Fi da casa e avisa o cozinheiro, pelo smartphone, quando o prato está pronto. E uma panela batizada com o nome do “chef” Jamie Oliver, também da Philips, usa um braço motorizado para movimentar o alimento, permitindo que o mestre-cuca faça outras tarefas enquanto a comida está no fogo. 

Essas novidades saem de centros de pesquisa e desenvolvimento nos quais tecnologia e design não são os únicos itens considerados. Para os especialistas é igualmente importante levar em consideração as mudanças de comportamento do consumidor. 

No Brasil, a exemplo do que já ocorre nos Estados Unidos e na Europa, uma das maiores preocupações é criar produtos que permitam à classe média se virar sozinha em casa, à medida que as empregadas domésticas e diaristas ficam mais raras. Em média, os fabricante de linha branca e eletroportáteis estão direcionando entre 6% e 7% do faturamento global para criar esse tipo de inovação. 

“A nova legislação para a contratação de empregadas domésticas está mudando o jeito como os consumidores cuidam da casa e eles mesmos passam a assumir mais tarefas”, afirmou ao Valor o vice-presidente da divisão de consumo da Philips, Cyro Gazola. Em abril, foi sancionada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que ampliou o direito trabalhista das domésticas, tornando mais caro o serviço dessas profissionais.

 A Philips instalou no Brasil um de seus quatro centros globais de desenvolvimento de produtos. Os demais estão em Amsterdã (sede da empresa), Xangai e Nova Déli. A companhia investe em inovação 7% do seu faturamento anual, de € 24,8 bilhões em 2012. No centro de pesquisas brasileiro, localizado em Varginha (MG) e anexo à fábrica da companhia, estão em gestação criações voltadas aos mercados emergentes, como a linha Daily, de eletroportáteis com preços mais competitivos. A companhia investiu R$ 20 milhões na ampliação da fábrica no ano passado. 

O interesse do público nos processadores – aparelhos que picam, ralam, trituram, batem massa e têm função de liquidificador – é visto como um indicador dos novos donos de casa em busca de facilidades. “As vendas mais que dobraram no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado”, disse Gazola. No fim de 2012, chegou a faltar produto no mercado. As mudanças nos processadores envolvem até a concepção de modelos mais “enxutos”, que ocupem menos espaço na cozinha. 

Com o ferro pressurizado, a Philips pretende inaugurar uma nova categoria no país. O produto usa uma tecnologia batizada de Optimal Temp, que garante temperatura única para todos os tipos de tecido. “O ferro passa duas vezes mais rápido comparado a um convencional”, afirmou Gazola. 

Para Adriana Gimenes, gerente de produto da Electrolux, uma característica fundamental é que os novos produtos tenham um uso intuitivo. “Ninguém quer perder tempo lendo manual”, disse a executiva. Com a panela elétrica de pressão Chef, a empresa quer conquistar consumidores que evitam a panela de pressão por medo que ela exploda. O produto tem nove dispositivos de segurança e oferece funções adicionais, como cozinhar, fritar, refogar, preparar molhos e aquecer. É possível programá-la até 99 minutos antes do início do cozimento. Depois de concluído o preparo, a panela passa automaticamente a aquecer o alimento, por até 12 horas. 

A Electrolux mantém um centro de desenvolvimento e pesquisa em Curitiba, onde a atenção é concentrada em produtos com preços mais competitivos. “Foi em Curitiba que desenvolvemos o liquidificador com lâminas removíveis, para não machucar o consumidor, uma ideia que hoje é exportada para outros países”, disse Adriana. 

Na Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, cerca de um quarto das vendas no Brasil vêm de produtos considerados inovadores, lançados há um ano. Uma das maiores apostas da empresa em 2013 é o fogão conectado. O usuário baixa um aplicativo no seu smartphone, pelo qual tem acesso a 38 receitas. Esse conteúdo é transferido para a “memória” do fogão, via rede Wi-Fi. O consumidor seleciona a receita por meio do painel com tela sensível ao toque e o fogão já sabe quanto tempo precisa para pré-aquecer, assar, gratinar e desligar. 

Cada fase é informada, via smartphone, ao usuário, que também pode memorizar no eletrodoméstico seu jeito preferido de fazer uma receita, como o tempo certo para dourar, por exemplo.

Esse é o segundo produto da marca com o conceito de conectividade. No ano passado, a empresa lançou um refrigerador da Brastemp dotado de uma “central inteligente”, que permite gerenciar a validade dos alimentos, além fazer e compartilhar listas de compras por meio de um aplicativo. O refrigerador gera um “QR code”, um espécie de código de barras, que é lido pelo smartphone. O aplicativo permite gravar os telefones de serviços de entrega, entre outros, eliminando os ímãs de geladeira. 

Neste mês, a gaúcha CS Eletro vai lançar na Eletrolar – feira de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que será realizada entre os dias 15 e 18, em São Paulo – um varal comandado por controle remoto: o produto tem luz, ventilador (para ajudar a secar a roupa) e traz, em uma de suas versões, uma lâmpada germicida para esterilizar as roupas. Além disso, o varal desce a até um metro do chão. “É prático principalmente para os mais velhos, que não precisam se esforçar”, disse o diretor da CS Eletro, Roberto Fagundes. As crianças não vão se pendurar no produto para brincar. “O varal para de subir se houver esse tipo de pressão”.

Do Valor Econômico

 

Leia também