Logotipo NCC

Saiba qual a melhor forma de cuidar da bateria dos smartphones

Tecnologia

As baterias de antigamente, feitas de níquel, possuíam um chamado “efeito memória”, que fazia com que uma bateria recarregada antes de chegar a seu fim pudesse acabar perdendo sua eficiência. As baterias de íons de lítio, utilizadas na maior parte dos dispositivos atuais, não sofre do mesmo efeito memória, mas também não dura para sempre. Veja o que você pode fazer para que ela dure o máximo possível, segundo os editores do site LifeHacker.

1) Não deixe a bateria chegar ao 0% com frequência

Fazer com que isso ocorra vez ou outra não vai estragar bateria nenhuma, mas caso você tenha escolha, não deixe a bateria acabar completamente, pois isso diminui sua vida útil. Carregue o celular sempre que chegar aos 50% ou 40% e considere valores abaixo desses como um “extra”, para serem usados esporadicamente. 

2) Não as carregue até o fim

As baterias de íons de lítio tem seu melhor desempenho quando funcionando entre 40% e 80% de sua capacidade, portanto, quando souber que estará em um lugar onde é possível encontrar uma tomada, remova o carregador de seu telefone quando a carga chegar próxima dos 85%.

3) Não a deixe carregando desnecessariamente

Deixar o celular carregando durante a noite é um comportamento comum, que não faz bem para a bateria do celular. Caso a bateria consiga manter o dispositivo ligado até o dia seguinte, ou você possa removar o carregador antes de dormir, faça isso. Deixar o smartphone na tomada durante oito horas, sendo que em apenas duas ele chega à carga máxima, não é algo bom.

4) Descarregue-a até o fim uma vez por mês

Caso sua bateria nunca chegue ao fim, ela jamais conseguirá medir quanto tempo falta para acabar, o que pode te deixar com um smartphone dizendo que aguenta mais duas horas, mas fica ligado durante cinco, ou um tablet que desliga muito antes do que deveria. Ao deixar a bateria se esgotar completamente, o celular voltará a se calibrar, e dará uma estimativa mais próxima do real.

No final das contas, estes são apenas bons hábitos. Não interessa o que você faça, em alguns anos, as baterias estarão praticamente inúteis. Essas dicas apenas fazem com que você demore mais para comprar uma nova bateria, ou envie o celular para que a assistência técnica a troque.

Do Olhar Digital

Leia também