Logotipo NCC

País certificado

Tecnologia

O Brasil é um dos países que mais utiliza a Certificação Digital para usuários. Atualmente possui mais de 5 milhões de certificados ICP-Brasil.

Os certificados digitais garantem ao mundo eletrônico atributos como identificação, autenticidade, inviolabilidade, não repudio e legalidade, tudo com a mesma validade jurídica de uma assinatura manuscrita. Além disso, serve como um grande aliado na medida em que reduz muitas etapas dos processos tradicionais como preenchimento de longos cadastros para identificação do usuário, administração de senhas, etc. A grande vantagem está no fato do sistema ser compatível com os principais mecanismos operacionais existentes.

Segundo a Febraban, a perda bancária com fraudes eletrônicas cresceu 60% em 2011, em comparação a 2010. Só nos primeiros sete meses de 2012, o prejuízo chegou a R$ 816 milhões.

A maior fatia foi perdida por meio de golpes feitos por telefone e com o pagamento de cartão de débito e crédito usados presencialmente.

O sistema é bom para os consumidores online que deixam de ter a necessidade de preencher aqueles longos cadastros ou até mesmo guardar ou gerir mais senhas e logins.

Basta entrar com o certificado digital e automaticamente ele já é identificado e liberado para usufruir do portal de e-commerce ou do ambiente do internet banking. Acessos com certificados digitais facilitam a manutenção do banco de dados, o que dá mais consistência às informações, facilita a vida do usuário e reduz custos com gerenciamento de senhas.

Julio Cosentino
vice-presidente da Certisign

 

Fonte: Diário do Nordeste

Leia também