Logotipo NCC

Maior evento de tecnologia do mundo, Web Summit começa em Lisboa

Web Summit 2022

Por Nivaldo Cleto*

Entre os dias 1º e 4 de novembro, na capital portuguesa, acontece a Web Summit 2022. Com cerca de 70 mil participantes, 2.630 startups e empresas expositoras, além de 1.120 investidores e 1.040 palestrantes, o evento apresenta novidades e avanços tecnológicos que podem impactar o futuro, além do público poder acompanhar diversos palestrantes.

A cerimônia de abertura, ocorrida nesta terça (01/11), contou com a participação da primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, o Ministro da Economia português, António Costa Silva, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas e o CEO da Web Summit, Paddy Cosgrave, que declararam a Web Summit oficialmente aberta.

Zelenska disse que a tecnologia está sendo usada para fins militares e aumentar a opressão. “A tecnologia pode mudar o mundo. Vocês podem decidir qual o rumo que a tecnologia pode tomar”.

Já o vice-presidente de iniciativas ambientais da Apple, Lisa Jackson, disse que a meta da empresa é o uso de energia renovável, da neutralidade de carbono e a eficiência dos processo. “Mas não é suficiente”, reconheceu.

O ministro da Economia de Portugal anunciou, durante o primeiro dia do evento, que o governo vai lançar um programa de vouchers verdes para startups, no valor total de 90 milhões de euros, além de uma lei voltada ao setor, com regimes fiscais especiais.

Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, deu as boas-vindas aos participantes e anunciou que esta edição têm o maior número de startups da Ucrânia e mencionou que de uma pandemia, a Europa passou para uma guerra.

Antes da cerimônia, uma coluna de som ameaçou de soltar do teto e parte do público se levantou e alguns deixaram o local. Apesar do susto, o evento prosseguiu após um atraso para resolver a questão técnica e de segurança.

Acompanhe o evento – https://www.youtube.com/c/websummit

 

(*) Nivaldo Cleto é empresário de contabilidade e de certificação digital, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br e membro da ICANN Business Constituency – BC

Leia também