Logotipo NCC

DIÁRIO DA ICANN 75 – DIA 6

ICANN 75

Por Nivaldo Cleto (*) 

Aproveitaremos o último diário desta reunião para apontar para um novo evento adjacente a ICANN[i] que ocorrerá em fevereiro, como projeto de uma iniciativa que temos apoiado há bastante tempo: a Aceitação Universal (UA). Esse projeto busca que todos os nomes de domínio sejam aceitos, incluindo tanto os que utilizam extensões mais longas (como, em exemplo fictício: “comprar.apartamento”), e ao mesmo tempo dar suporte ao uso de todos os caracteres dos alfabetos do mundo, que em nosso caso seriam letras como “ç” e acentuação como o “ó”.

Por meio de seus múltiplos grupos de trabalho, diversas pesquisas foram promovidas ao longo dos últimos anos, gerando uma impressão muito mais clara de qual estamos levando esse tema. Os dados são positivos quando paramos para olhar para domínios mais extensos que utilizam o alfabeto latino, mas ao mesmo tempo temos uma falta de progresso no suporte a alfabetos de outras naturezas, principalmente aqueles escritos da direita para a esquerda.

Desse modo, serão conduzidos três tipos de evento para motivar uma comunidade maior a entender esses desafios: webinars, eventos locais, e um evento global no dia 16 de fevereiro de 2023, juntado todos os contribuintes em uma ação de grande impacto que alcance para além de nossa comunidade limitada de nomes e números. Isso pode incluir campanhas como o envio de e-mails de endereços com extensões novas para amigos e outras ações similares.

Já existe um grande apoio sendo reunido dentro da comunidade, particularmente dentro do grupo de usuários finais, o ALAC[ii]. Durante essa reunião da Malásia foi se criando uma rede informal de interessados que participarão de algum modo desse esforço. As sessões possuem flexibilidade, pois os módulos de evento serão gerados para atender a diversas demandas diferentes. Apoiamos essa iniciativa e buscaremos maneiras de aproximar a comunidade de pequenos e médios negócios dessa oportunidade.

Foi notável na conclusão desta reunião a troca de lideranças no conselho diretor da ICANN. Esse grupo de 16 pessoas é efetivamente responsável por aprovar as políticas que emergem da comunidade e, portanto, é o maior expoente da comunidade ICANN. Quando ocorre uma mudança de liderança, olha-se com muito interesse para a situação, pois as consequências são diretas para a comunidade.

Nova Chair do Board da ICANN é Tripti Sinha

 

Vimos a saída de Maarten Botterman da posição de presidência, depois de um difícil período pandêmico, no qual muitas políticas tiveram dificuldade de progredir. A nova presidente, Tripti Sinha, indiana que entrou no conselho em 2018, apresenta um discurso de que se focará em completar tarefas e encaminhar a comunidade em uma direção nova. O novo vice-presidente, Danko Jevtovic, é um sérvio muito conhecido na comunidade, que originalmente emergiu do meio dos códigos de países (ccTLDs[iii], .rs no caso de Danko). A comunidade olha com interesse para o que a dupla trará para a dinâmica da ICANN.

 

Na ICANN 75 foi feito um convite aos participantes para a próxima reunião: a ICANN 76 será entre os dias 11 e 16 de março de 2023 em Cancún, no México.

 

(*) Nivaldo Cleto é empresário de contabilidade e de certificação digital, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br e membro da ICANN Business Constituency – BC

Fotos – icannphotos


[i] ICANN –  (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) –   Para contactar uma pessoa na Internet, é necessário introduzir um endereço no seu computador – em formato de nome ou número. Este endereço tem de ser único, de forma a que o computador saiba onde localizar o outro. A ICANN coordena estes identificadores únicos a nível mundial. Sem esta coordenação, não existiria uma única Internet global.
[ii] ALAC – (At-Large Advisory Committee) – Dentro da estrutura de baixo para cima e em camadas da comunidade At-Large, o Comitê Consultivo At-Large (ALAC) é a principal sede organizacional para a voz e as preocupações do usuário individual da Internet.
[iii] ccTLDs – O domínio de topo de código de país ou domínio nacional de nível superior, é o domínio de topo na Internet geralmente usado ou reservado para um país ou um território dependente.

Leia também