Logotipo NCC

CES 2015 – Dia 9 de janeiro

CES2015

Hoje é o último dia da Big Feira de Inovação Tecnológica, uma semana anual de imersão nas tendências do consumo do mundo moderno.

Não existe uma pessoa que não fique fascinada com tanta informação e com a esperança que grande parte dos produtos aqui apresentados trará como benefício uma vida bem melhor e mais confortável.

Participei de muitas palestras, as quais eu ainda não consegui fazer um pequeno resumo para compartilhar com os leitores, porém, ainda tenho assunto para algumas semanas. Já estou me programando para retornar em 2016 e ver um pouco mais da evolução da IoT – “Internet of Things” ou ‘Internet das Coisas’, incorporada ao nosso cotidiano, o grande tema dessa CES 2015.

Reconhecimento Facial

Encontramos no Setor Sul do LVCC um sistema de última geração de reconhecimento facial da Arcsotf Inc, empresa da Califórnia, que possibilita através de uma câmera chamada “simplicam” reconhecer as pessoas cadastradas (até dez pessoas diferentes), enviando automaticamente uma notificação ao aplicativo instalado no smartphone.

No vídeo abaixo, vocês podem ver o teste que fizemos gravando a minha face para reconhecimento. Para fazer a gravação nas nuvens paga-se uma taxa mensal de US$5,00. Informações: http://www.simplicam.com/

Quem sabe com a utilização dessa câmera e do aplicativo poderemos avançar ainda mais no sistema de reconhecimento dos cidadãos para fornecimento da certificação digital. Imaginem uma grande base de dados com o reconhecimento facial das pessoas. Ficará praticamente impossível a prática de fraude.

Escolha de roupas virtual

A Toshiba apresentou seu software de Fitting Room Virtual. Projetando a sua imagem na frente do monitor, o software faz um rastreamento do movimento e oferece uma grande quantidade de opções de roupas.

Isso irá facilitar a vida das pessoas que não gostam de perder tempo nos magazines vestindo as roupas para ver se ficaram bem no corpo. Perfeito para ser implementado em uma loja virtual para comprar o modelo que lhe agradar via internet.

Vejam o vídeo que eu gravei da minha assistente, fotógrafa, produtora e redatora das novidades da CES experimentando os vestidos virtualmente.

 

Veículo movido a hidrogênio

O Toyota Mirai é o primeiro veículo de movido a Hidrogênio (Tecnologia Célula de Combustível) disponível no mercado. Será vendido nos Estados Unidos a partir do segundo semestre de 2015, na Califórnia e em outros Estados em 2016. O preço é de $ 57,500, ou US$ 499 por mês para um contrato de locação de 36 meses. Na CES 2015 eu tive a oportunidade de filmar o chassi do veículo e um vídeo explicativo de como funciona a fusão.

As células de combustível criam uma reação química quando passam através deles hidrogênio, o que resulta na criação de eletricidade e de vapor de água. A tecnologia requer uma infraestrutura de reabastecimento para realmente decolar. É por isso que a Toyota investiu US $ 7,3 milhões em postos de abastecimento na Califórnia e estará investindo mais para ajudar a criar uma rede de hidrogênio no Nordeste.

 

BMW elétrico

O primeiro carro elétrico da BMW: o BMW i3. O lançamento da montadora promete revolucionar o conceito de veículo movido a eletricidade.

Mercedes Benz Intelligent Drive

No estande da Mercedes vimos os veículos incorporados com todas as tecnologias da Internet das Coisas para aumentar a segurança dos seus ocupantes. Automóveis com pilotos automáticos, possibilitando até cruzar os braços durante uma viagem, como foi o caso do Mercedes Benz Intelligent Drive.

O F 015 pode ser operado de forma autônoma ou manualmente. Quando o veículo estiver em modo totalmente driverless, as quatro cadeiras motorizadas de salão pode ser girada para permitir face a face as conversas. Quando necessário para a operação manual, a cadeira do motorista gira de volta para frente.

Para facilitar a conectividade com o mundo exterior, a F 015 é equipado com seis telas digitais em toda a cabine. As telas podem ser ativadas através de gestos, eye-tracking ou toque.

Leia também