Logotipo NCC

Diário ICANN 76 – Dia 5

ICANN 76

Por Nivaldo Cleto*

Nosso relatório final de Cancún vai abordar a reunião entre as partes contratadas da ICANN (CPH)[i] e o grupo de negócios (CSG), no qual foram discutidas as relações mais a longo prazo desses grupos, e pudemos contemplar quais serão os próximos movimentos possíveis de colaboração, particularmente dentro do tema do Abuso no DNS[ii].

O interlocutor da CPH, Owen Smigelski, declarou uma intenção recíproca a nossa, de acelerar os processos dentro da ICANN em relação a questões fundamentais. Lacunas foram encontradas pelo grupo do Conselho do GNSO[iii] dedicado a essa tarefa que apontaram uma falta de obrigação de ação contra abuso dentro dos acordos já estabelecidos pelas partes contratadas da ICANN.

Com o objetivo de criar um DNS mais seguro, estão sendo negociadas alterações restritas e específicas direcionadas a esse problema. Estão sendo buscadas obrigações razoáveis, alcançáveis e exequíveis, mas que tenham flexibilidade, pois nem todas as denúncias de abuso são iguais.

Smigelski declarou ser prematuro compartilhar as propostas de alteração dos contratos sendo negociadas no momento, mas afirmou que serão compartilhadas assim que forem consideradas prontas para consumo, com um período para comentários públicos. A meta é antes da ICANN 77, que ocorrerá em poucos meses.

A Business Constituency (BC)[iv] comentou sobre uma questão levantada previamente, na qual uma das integrantes do Conselho Diretor da ICANN sobre o potencial do grupo de negócio querer aumentar o escopo do que já foi definido. A BC reiterou que não é o caso, e que nossa prioridade é a de garantir a segurança dos negócios e consumidores do mundo.

Owen citou que há cerca de 450 votos separados necessários do lado da CPH, e eles próprios estão tentando aprender o que é necessário para coordenar e comunicar essas questões entre eles, para chegar a um consenso interno.

O Chair da BC, Mason Cole, articulou que quer dissipar os temores de uma intenção de aumento do escopo das negociações, pois fomos claros em nossa comunicação e pretendemos manter nossa palavra de que nosso interesse em atualizações de contrato está estritamente relacionado, e apenas relacionado, à mitigação de abuso.

O Conselheiro da BC, Mark Datysgeld, reiterou que a intenção é a de estabelecer um piso mínimo aqui, um ponto de partida para garantias básicas. Ouvimos de mais de um membro do CPH que há expectativas de trabalho futuro de desenvolvimento de políticas que podem surgir disso – queremos incentivar essa comunicação de intenções e criar oportunidades de colaboração no desenvolvimento de metas.

A diretora das partes de propriedade intelectual, Lori Schulman, declarou muita satisfação com esse engajamento, e será ainda mais valioso nos próximos 18 meses, com mudanças na diretoria e a entrada da nova CEO.

Foi manifestado um desejo mútuo da CPH, e as partes concordaram na necessidade de replicar esses encontros, possivelmente em todas as três reuniões fixas da ICANN ao longo do ano, pois assim se diminui a percepção de distância e a comunicação é mais clara.

Estamos ansiosos para os desdobramentos dessa negociação, e notificaremos a respeito nos diários da ICANN 77.

Também tive a oportunidade de conhecer o novo Chair do GAC o Paraguaio Nicolas Caballero, que terá um mandato até março de 2025.

 

Divisão regional dos 1.204 participantes presenciais de 164 países:

  • África – 71 (5,9%)
  • Ásia, Austrália e Ilhas do Pacífico – 165 (13,7%)
  • Europa – 259 (21,5%)
  • América Latina e Caribe – 306 (25,4%)
  • América do Norte – 403 (33,5%)

Comunidade brasileira na ICANN76 em Cancún

 

Para quem quiser entender melhor sobre o que é a ICANN e sua estrutura, veja o vídeo abaixo.

 

Rodada de inscrições para bolsas ICANN78 já está aberta

A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) está com as inscrições abertas para o Programa de Bolsas da ICANN para a Assembleia Geral Anual da ICANN78, que acontecerá em Hamburgo, Alemanha, de 21 a 26 de outubro de 2023. O prazo de inscrição é 31 de março de 2023, 23:59 UTC. Se a ICANN78 for realizada virtualmente, o Programa de Bolsas também será realizado virtualmente.

Os candidatos aprovados serão anunciados em 27 de junho de 2023 no site da ICANN.

Sobre o Programa de Bolsas da ICANN
O Programa de Bolsas da ICANN busca indivíduos interessados ou já engajados nos vários aspectos do trabalho da ICANN, como a formulação de políticas, a operação do Sistema de Nomes de Domínio e a segurança e estabilidade da Internet global. O objetivo do Programa de Bolsas da ICANN é fortalecer a diversidade do modelo multissetorial, criando oportunidades para que indivíduos de comunidades carentes e sub-representadas se tornem participantes ativos da comunidade da ICANN.

Para obter mais informações sobre o programa e como se inscrever, visite aqui página do Programa de Bolsas.

 

Na reunião da ICANN 76 conversamos com Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

 

Também conversamos com o CEO da ICANN para a América Latina e Caribe, Rodrigo De La Parra, que fez um panorama do evento.

 

(*) Nivaldo Cleto é empresário de contabilidade e de certificação digital, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br e membro da ICANN Business Constituency – BC


[i] A Contracted Party House (CPH) é um comitê da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) que representa as partes contratantes que assinaram um contrato com a ICANN para gerenciar domínios de topo de nível (TLDs), como .com, .org, .net, entre outros. A CPH é responsável por desenvolver políticas e diretrizes relacionadas à operação dos TLDs. As políticas que a CPH desenvolve são submetidas ao Conselho da ICANN para aprovação e implementação. Além disso, a CPH também é responsável por revisar e fornecer feedback sobre as propostas de mudança de políticas da ICANN que afetam as partes contratantes e os TLDs que gerenciam.

Os membros da CPH são indicados pelos operadores de TLDs e incluem representantes de diferentes regiões do mundo. A CPH é uma das partes interessadas importantes na governança da Internet e trabalha em conjunto com outras partes interessadas, incluindo a comunidade de usuários da Internet, para desenvolver políticas e diretrizes que visem promover a estabilidade, segurança e segurança da Internet. interoperabilidade do sistema de nomes de domínio (DNS).

[ii] DNS – (Domain Name System – Sistema de nome de domínio) converte nomes de domínio legíveis por humanos (por exemplo, www.amazon.com) em endereços IP legíveis por máquina (por exemplo, 192.0.2.44).

[iii] The Generic Names Supporting Organization (GNSO) é um órgão de desenvolvimento de políticas responsável por desenvolver e recomendar à Diretoria da ICANN políticas substantivas relacionadas a domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs).

[iv] O Grupo Constituinte de Usuários Comerciais de Negócios (também conhecido como Grupo Constituinte de Negócios, ou BC) representa os usuários comerciais da Internet. O Grupo Constituinte de Negócios é um dos Grupos Constituintes dentro do Grupo de Partes Interessadas Comerciais (CSG).

 

 

Leia também