Logotipo NCC

DIÁRIO DA ICANN74 – 14 DE JUNHO DE 2022

ICANN 74

Por Nivaldo Cleto (*)

No segundo dia da ICANN 74, se observou uma consolidação de diversos temas que já vinham se apresentando como relevantes para a comunidade há certo tempo, e a necessidade da retomada de um ritmo mais ágil nos procedimentos, em vista de uma desaceleração oriunda do período de pandemia. Com os grupos tendo a possibilidade de se encontrar novamente, espera-se que estruturas mais produtivas sejam estabelecidas novamente.

Sobre a questão dos lucros obtidos com a venda de novos nomes de domínio em 2012, o grupo de trabalho apresentou suas propostas e essas foram melhor definidas por meio de um processo intermediado pelo Conselho Diretor da ICANN, que apontou a possível necessidade de que o Conselho do GNSO (Organização de Apoio para Nomes Genéricos) inicie um processo de orientação do grupo. Isso se faz necessário dada a quantidade de trabalho possivelmente resultante.

Esse tema inclusive puxa a questão dos chamados “nomes fechados”, um assunto que acabou chamando muita atenção no processo. Essas extensões de domínio são aquelas que travam uma palavra genérica na mão de um único controlador, o que permite certas composições de nomes de domínio potencialmente enganosas ou confusas de alguma maneira.

Por exemplo, o dono da extensão “computadores” pode gerar um nome de domínio “melhores.computadores”. A questão fica sendo então: isso é algo legítimo? Em princípio é algo valioso para o mercado do dono da extensão de domínio, mas questões sobre competitividade e potencial confusão de usuários leigos foram levantadas pela comunidade.

Os governos se mostraram particularmente interessados, e solicitaram ao GNSO a possibilidade de participar mais diretamente desse debate. Tradicionalmente, os governos possuem um papel de aconselhamento na ICANN, e isso gerou certa divisão de opiniões, com algumas partes recusando esse procedimento, enquanto outras se mostraram mais neutras.

Seguiremos com mais informações sobre a ICANN74 em breve.

(*) Conselheiro do Comitê Gestor da Internet e membro da ICANN Business Constituency

 

Entrevista com José Gontijo, Coordenador do CGI.br

 

Conversa com Esteban Lescano – Diretor do Lacnic

Foto: icannphotos

Leia também