Logotipo NCC

Relatório janeiro BC

Relatórios ICANN
(*) Nivaldo Cleto

Começamos os trabalhos de 2021 da Business Constituency (BC) com uma ação inovadora para o grupo, que é a de trazer a voz do empresariado de tecnologia envolvido na ICANN para processos externos que tenham impacto direto nos temas sobre os quais deliberamos. Nesse caso, submetemos uma carta para a Mozilla em resposta ao “Mozilla DNS over HTTPS (DoH) and Trusted Recursive Resolver (TRR) Comment”.

Antes de explicar o teor de nossos comentários, é importante lembrar do que se tratam as questões de DoH e TRR. A tecnologia de DNS over HTTPS (DoH) surgiu como uma resposta ao crescente número de incidentes de crime cibernético, e essencialmente faz com que os pedidos enviados por um usuário para o acesso a um nome de domínio qualquer sejam feitos de forma encriptada.

No entanto, o que torna esse padrão particularmente interessante (e potencialmente problemático) é que essa encriptação é feita misturando os pedidos de acesso a nomes de domínio com o tráfego do protocolo HTTPS, que é a forma encriptada de se requisitar informações de um website e, hoje em dia, já se tornou padrão para a maioria dos websites. O resultado disso é que se torna difícil para uma parte externa interceptar ou tentar identificar o que está acontecendo dentro daquela conexão em geral.

Para processar esses pedidos de acesso a nomes de domínios encriptados, é necessário enviá-los para um resolvedor capaz de lidar com a tecnologia DoH, um serviço no momento oferecido por algumas grandes empresas como Cloudflare e Google, além de uma pequena quantidade de grupos de porte menor. Conforme a Mozilla se encaminha para tornar o DoH, o mecanismo padrão em todas as do browser Firefox, ela está desenvolvendo uma lista de Trusted Recursive Resolver (TRR). Essas são entidades que adotam certos compromissos de ética e privacidade descritos aqui.

Em princípio, isso gera um resultado positivo de aumento de privacidade e confiabilidade para o usuário final. Por outro lado, questões importantes tem de ser levantadas. Primeiro, o resolvedor vira um poderoso agregador de dados, que sabe o que o usuário acessa enquanto o próprio provedor de serviços de Internet (ISP) do usuário não sabe. Além dos riscos de tornar alguns algumas gigantes ainda mais fortes, em diversas partes do mundo (o Brasil incluso), o ISP precisa manter os dados de acesso de seus clientes para uso policial. Certos países também fazem a censura de certos websites em nível nacional, algo que é subvertido pelo DoH. Também existem diversos outros temas, como mecanismos de controle parental, que não mencionaremos por questão de brevidade.

Atualmente a lista de Trusted Recursive Resolvers da Mozilla conta com três nomes: Cloudflare, Comcast e NextDNS. Desses, o padrão do browser é utilizar a Cloudflare, com a qual já estão em parceria há diversos anos e que garante que trata com muita seriedade a privacidade do usuário, algo que de modo geral é respaldado pela reputação da empresa. A consulta da Mozilla trata exatamente de entender quais critérios devem ser cobrados de futuros TRRs.

Em nossa opinião, é importante que se olhe para as normas estabelecidas dentro do contexto da ICANN, onde a comunidade global se reúne para estabelecer regras relativas a nomes de domínios. Tendo há muitos anos representado os interesses dos pequenos e médios empreendedores dentro desse espaço, já observamos vitórias e derrotas para o setor, mas a questão é exatamente que existem processos que podem ser acompanhados e influenciados. Um resolvedor operando DoH pode alterar ou desconsiderar decisões tomadas pela comunidade ICANN sem dever maiores explicações para ninguém, algo que vemos como negativo.

Por isso saudamos a iniciativa da Mozilla e trazemos comentários que consideramos importantes para o processo. Segue abaixo a tradução para o português de nossa carta originalmente submetida em inglês, cuja escrita foi liderada pelos empresários brasileiros da BC:

 

“É um prazer contribuir para esta consulta pública que está sendo realizada pela Mozilla, e gostaríamos de elogiar os esforços da organização para avançar os debates sobre este importante assunto.

A comunidade da ICANN tem se concentrado por mais de duas décadas no desenvolvimento de políticas para o DNS por meio de processos ascendentes baseados em consenso, usando o modelo de múltiplas partes interessadas para alcançar o equilíbrio entre diferentes pontos de vista e chegar a consensos satisfatórios.

Reconhecemos o valor da inovação e do desenvolvimento de novas tecnologias, como DNS over HTTPS (DoH), que têm o potencial de aumentar a privacidade das consultas DNS.

Por outro lado, também vemos alguns de seus aspectos como preocupantes. Em particular, queremos destacar a legitimidade do desenvolvimento de políticas baseadas em consenso em órgãos técnicos e de participação múltipla, como a ICANN.

Estamos de acordo com nossos colegas do Comitê Consultivo At-Large da ICANN (ALAC) que ‘está claro que o DoH pode ter um impacto direto no DNS e no sistema de servidores raiz que a ICANN apoia’.

Na ‘Security/DOH-resolver-policy’ da Mozilla, em ‘Blocking & Modification Prohibitions’, reconhecemos que é afirmado que ‘A parte que opera o resolvedor não deve, por padrão, bloquear ou filtrar domínios, a menos que especificamente exigido por lei na jurisdição em que opera o resolvedor.’

No entanto, isso não contempla totalmente o escopo das decisões meticulosamente tomadas pela comunidade da ICANN. Nós também, por exemplo, supervisionamos a adição de entradas à zona raiz, algo que não é considerado atualmente pelas políticas da Mozilla.

É nossa principal intenção com este comentário destacar a importância do cumprimento das decisões multissetoriais tomadas pela comunidade da ICANN, para que possamos manter uma Internet única e interoperável.

É também digno de nota para vários de nossos membros que essas tecnologias podem impactar significativamente a capacidade dos ISPs de cumprir as obrigações legais e regulamentares de seus governos regionais, sejam elas relacionadas a registro de atividades, proteção de propriedade intelectual, controles dos pais, cibersegurança ou qualquer propósito. Este é um assunto que precisa ser esclarecido no futuro, para evitar consequências não intencionais, como a evasão forçosa ou tentativas de bloqueio do DoH por atores estatais.

Diante de tudo isso, convidamos a Mozilla a considerar a importância de criar mecanismos para garantir que provedores de DoH (ou similares) confiáveis ​​não se desviem do consenso da comunidade global e preservem a obrigação de aderir a essas políticas.

Obrigado pela oportunidade de comentar sobre este assunto.”

 

(*)  Nivaldo Cleto é membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e da ICANN Business Constituency

Leia também

Sem Comentários

Deixe um comentário