Acesso liberado
Programa permite o envio de boletins eletrônicos para lista de e-mails, sem restrições de provedores
Com a disseminação dos novos tipos de vírus e das propagandas indesejadas - conhecidas por 'spams', ou seja, qualquer mensagem não solicitada enviada por e-mail - os provedores de acesso estão restringindo, cada vez mais, o envio de mensagens destinadas a diversas pessoas. Quantas vezes você tentou enviar uma mensagem para uma lista de e-mails da sua comunidade e ficou impossível a liberação pelo servidor de e-mail, fazendo com que você tivesse que enviar, individualmente?!
Conheço vários casos:
Todos os provedores de acesso têm uma política rígida contra os e-mails enviados em massa, pois congestionam a rede e, como os seus custos estão baseados basicamente na velocidade de acesso que eles podem oferecer aos seus clientes, quanto mais a rede do provedor estiver descongestionada, melhor.
Para que os boletins não sejam considerados spams, torna-se necessário a utilização de uma ferramenta própria, onde o envio dos e-mails aos destinatários seja feito individualmente e não todos de uma vez, como acontece com as ferramentas domésticas disponíveis no Outlook e Outlook Express; casos em que utilizamos a função de enviar e-mails para diversas pessoas ao mesmo tempo.
O aplicativo que eu utilizo para costumizar o envio dos boletins eletrônicos da minha empresa, sem o risco de ser considerado spam, é o WorldCast da empresa inglesa Fairlogic (www.fairlogic.com). Vocês podem baixar uma versão de teste gratuita, válida para três projetos. Após o teste, o registro custa US$ 49,00 e pode ser adquirido com cartão de crédito. O manual é em inglês, porém com um conhecimento técnico básico é possível fazer as configurações para o envio dos boletins. Não há suporte no Brasil.
Se você quiser fazer download do manual, cliquem no seguinte endereço: http://www.fairlogic.com/files/worldcst.pdf - não esqueça que você precisa ter o Acrobat Reader (www.adobe.com.br) instalado no seu PC para ler este manual e salvar no seu desktop. Se tiver dificuldades para baixar o manual no site do fabricante, faça download no Portal da Fenacon, endereço: www.fenacon.org.br/camera/Manual Worldcst_English.
Eu tive apenas algumas dificuldades para importar a minha primeira lista de e-mails do Outlook e Outlook Express, porém, após importar em formato texto, você escolhe as pessoas do seu grupo e separa por tipos de comunidades. Para que você não tenha dificuldades de criar um grupo, siga os seguintes passos:
1. Abrir o catálogo de endereços do Outlook Express;
2. No menu Arquivo, selecionar exportar - outros catálogos de endereço;
3. Selecionar a opção Arquivo de Texto (valores separados por vírgula);
4. Clicar em Exportar;
5. Digitar o nome que você quer salvar o arquivo, exemplo: e-mails;
6. Escolher a pasta - não esqueça de mudar a extensão de (*csv) para Arquivos de Texto (*.txt);
7. Em seguida, salvar, avançar e escolher os campos que deseja exportar e, pronto, concluir o trabalho;
8. Abrir o Programa WorldCast;
9. Opção File, Import Recipients, Importar o arquivo que você salvou acima em formato txt, em seguida aparecem todos os e-mails da sua lista de endereços, elimine e inclua quantos e-mails desejar;
10. Faça seu boletim ou sua mensagem no editor de textos que vem com o programa e envie com tranquilidade.
Uma grande vantagem do programa é deixar armazenado o login com a confirmação que o e-mail foi enviado corretamente e aceito pelo servidor.
Outra dica importante: se você quiser criar um boletim, newsletter, broadcast, press clipping ou outro nome, para a sua comunidade, aproveite as informações do Press Clipping Diário da Fenacon que veicula as principais notícias nas áreas tributária e econômica publicadas nos principais jornais e revistas do país (cadastre-se gratuitamente pelo www.fenacon.org.br).
Espero com essas informações ter atendido a diversos colegas que me perguntavam como enviar e-mails para uma lista sem enfrentar as restrições dos provedores. Não esqueçam de respeitar a individualidade e a privacidade das pessoas, não enviando mensagens sem que elas autorizem, pois isso é irritante para o destinatário, antiético e passível de penalidades legais.