Tecnologia remota na era digital
Na edição 84, da RFS, Nivaldo Cleto mostrou algumas das principais novidades da COMDEX Fall 2002, ocorrida em novembro do ano passado, em Las Vegas - EUA. Nos dois últimos dias de sua visita à maior feira de informática do mundo, o colunista atestou que a tecnologia sem fio será a vedete dos próximos anos
No terceiro dia da feira, tive condições de visitar com mais calma o estande da Microsoft, o maior da COMDEX. A empresa colocou representantes em diversas ilhas, mostrando, na prática, como funcionam os seus aplicativos. O que me chamou a atenção foram os novos Smarts Displays, que são pranchetas móveis de cristal líquido acopladas através do sistema wireless (sem fio) a uma CPU.
Este aparelho, com lançamento nos Estados Unidos previsto para janeiro de 2003, segundo Bill Gates, a princípio, será utilizado em residências, onde as pessoas podem pegar o display e levá-lo para qualquer lugar da casa, fazer os trabalhos, navegar na web, enfim, fazer tudo que o PC normal faz, só que com um teclado digital, embutido na tela de cristal líquido.
Vale a pena vocês verem o filme de lançamento do Smart Display clicando aqui.
No estande da Samsung, além dos moderníssimos aparelhos de telefone celular e super telas de cristal líquido de 40 polegadas, encontrei uma agenda de mão (PDA), sem fio - Wireless Hand PC -, marca NEXiO S160 (peso de 230 g). Além de todas as funções de uma agenda, permite conexão à Internet, através do sistema operacional Windows CE.NET. Consegui, com este PDA, acessar qualquer endereço da web, incluindo o site da Fenacon.
Em diversos locais do pavilhão existiam pontos de acesso ao programa da COMDEX para ser feito beam, isto é, baixar para as agendas PDAs Palms e Pockets PC toda a programação das pelestras e localização dos expositores.
Após três horas visitando a feira, fui ao restaurante, comprei uma large Coke, um saquinho de batatas chips, coloquei meu laptop na mesa do bar e me conectei, sem fio, mais uma vez, à Internet. Liguei gratuitamente, via MSN Messenger, para meus filhos em São Paulo e fiquei uma hora conversando com eles sobre as provas de final de ano do colégio e sobre as novidades da Tecnologia.
Sinal
Nos últimos dias da COMDEX Fall 2002, a locomoção no pavilhão de exposição ficou mais fácil. Foi aí que eu pude observar ainda com mais calma uma das vedetes da exposição, que foi o sistema de acesso à Internet sem fio - Wireless Connecting Point, que a empresa Symbol, uma das líderes mundiais em tecnologia para computação móvel, disponibilizou para os congressistas.
A transmissão do sinal para a conexão com a web, dentro do pavilhão de exposições, foi feita através de um equipamento, ligado a um switch, chamado 'Mobius Axon Access Port' (maiores detalhes clique aqui).
Soluções como estas são aplicadas nas empresas, escolas e diversos setores da indústria e comércio. Um exemplo de sucesso: na Pepsi foram adquiridos 5 mil PDT (Portable Data Terminal) 8000 Series Handheld Computers, da Symbol Technologies, para interligar o controle de estoques e logística em 123 Centros de Distribuição, nos Estados Unidos.
Terminais como estes estarão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. Quando devolvi o carro alugado em Las Vegas, no Aeroporto de Los Angeles, o agente vistoriador estava com um PDT na mão, onde mandava, em tempo real, a ordem para a fatura ser liberada e o valor automaticamente debitado no meu cartão de crédito. Foram 60 segundos entre a entrega do veículo e a liberação.
Destaques
Resumindo, posso considerar que as melhores empresas da COMDEX foram a Microsoft, que mostrou, na prática, como utilizar suas ferramentas, como o lançamento do sistema One Note, permitindo que todas as anotações sejam convertidas em texto, transferidas, copiadas, coladas, com rapidez e interatividade.
Destaco também a HP, que lançou a impressora de fotos HP Photosmart 230; a Nokia e a Samsung, com lançamentos de aparelhos celulares que só faltam falar e pensar. Hoje, já podemos fazer tudo com um telefone celular: fotografar, filmar, receber e mandar mensagens, consultar agenda de compromissos, mapas de rua ponto a ponto, ouvir MP3, assistir filmes, dentre outras pequenas funções.
Cito ainda a Toshiba, com os laptops de última geração, lançando o Tablet PC Portégé 3.500, juntamente com sistemas PDAs integrados; e a Palm, sempre presente nas últimas exposições, sendo um dos estandes mais procurados e visitados, por apresentar diversas soluções corporativas e para sistema bluetooth (conexão sem fio).
Era digital
Outra atração da feira foram as palestras dos principais dirigentes das empresas de tecnologia do mundo, dentre eles, Bill Gates, da Microsoft; Scott McNealy, da Sun Microsystems; Peter Chernin, da Fox Group; e Brian Halla, CEO da National Semiconductor Corporation.
O que eu posso concluir deste festival de high tecnology é que as ferramentas disponíveis no mercado mundial farão com que a troca de dados e informações cheguem cada vez mais rápido em qualquer parte do planeta, pois tudo é interligado via redes sem fio, sistema de telefonia celular e satélite.
Passamos, nos últimos dez anos, por uma revolução das informações, com o advento da Internet, chamada de 'Era da Tecnologia da Informação'. Agora, eu não tenho dúvida, que o mundo, nos próximos dez anos, passará por uma nova era, a 'Era Digital Remota'.