Diário da CES 2017

Dia 07.01.2017

Por Nivaldo Cleto, direto de Las Vegas

Mais um dia de CES 2017 e viemos conferir a enorme estrutura que a BMW monta para mostrar os seus autônomos. Toda a tecnologia que vai tornar o seu carro uma extensão de trabalho e de entretenimento de sua própria casa está aqui. Realidade aumentada nas janelas de sua casa e conectada com o seu carro. Nenhum botão, tudo holográfico, com reconhecimento de gestos.

Quer pedir que a janela da cozinha trace a melhor rota para chegar no trabalho e já deixar o carro programado para seguir esse caminho? Logo logo isso vai se tornar realidade.

A CopRose da HongTechnology vai deixar os espelhos de sua casa sempre brilhantes, tirando essa tarefa de vocês.

Quem disse que não tem quem procure um lugar para relaxar dentro da CES 2017? A INada sempre traz "melhor cadeira de massagens do mundo" para cá. Este ano não foi diferente.

Adeus fios! Adeus ruídos exteriores! Dezenas de marcas consolidaram a tecnologia noisecanceling e wireless e bluetooth para fones de ouvido. Agora, para chamar seus filhos, vai ter que aparecer na frente deles mesmo!

E esse sistema de refrigeração da Gigabyte e da 3M? Eletricidade e água parecem uma mistura perigosa, mas essa tecnologia é tão avançada que permite até colocar a mão próxima do líquido de condutores nanoelétricos da 3M, sem se queimar. Dá para ver os dedos gotejando com a condensação?


A Bezalel veio focada na onda dos carregadores sem fio. Uma adaptação necessária, que é uma capinha, mas a carga é feita por indução. Eletroímãs também são presença constante na CES 2017.


A tendência atual pode até ser a dos carros autônomos, mas a eHang continua presente na CES 2017 com o seu carro autônomo voador! Imaginem quando aplicarem a esses carros a intercomunicabilidade, a prevenção de acidentes e a organização do tráfego aéreo que mostramos ontem? George Jetson já nasceu!

A Kodak trouxe para a CES 2017 o upgrade de sua câmera 360º, a Orbit360.

Acabei de encontrar meu grande professor de tecnologia. Confira a rápida entrevista que fiz com o mestre, jornalista Ethevaldo Siqueira, que disse o que ninguém imaginava sobre a CES2017. Não é pouco, afinal, são 47 CES na bagagem!

A invasão dos drones continua na CES 2017. Já existem drones de monitoramento, para auto-selfies, tem aqueles que cabem no seu bolso e os que fazem aquela exploração aquática, tirando fotos e filmando em alta resolução. No Brasil, os preços estão começando a ficar menos inacessíveis. Eles vieram para ficar e estão evoluindo com a mistura de drones com a geração de imagens de mais qualidade, em tamanhos cada vez menores.

Essa é demais! A Propel trouxe seu recentíssimo lançamento: Drones da franquia StarWars. Guiados por controle remoto, pretende ser a mais nova onda da garotada, misturando lasershots com drones. É a tal da convergência sobre a qual o professor Ethevaldo Siqueira falou. O preço de cada nave? US$199,99.

Mais realidade virtual no estande da Intel com o jogo de apocalipse zumbi ArizonaSunshine. A fila para atirar nos mortos-vivos de uma Las Vegas arrasada estava grande.

A tecnologia do magnetismo premiada na CES 2017 com o primeiro speaker wireless flutuante da CrazyBaby.

Que tal o design dessa câmera panorâmica da chinesa Staro? É um pouco do que estamos vendo no EurekaPark da CES 2017.

O legal do EurekaPark é que podemos estar, sem saber, passando pelo próximo Steve Jobs ou Bill Gates. A NanoDimension apresentou a primeira impressora 3D híbrida, que pode mesclar a impressão de partes metálicas em partes plásticas e flexíveis.

"Espelho, espelho meu?" Realidade aumentada e conexão com a internet. Ver a previsão do tempo, as condições das ruas e até dicas para um novo nó de gravata! Esse é o smartmirror EKKO da francesa Miliboo.

Finalista do prêmio de inovação da CES 2017, o Flow da francesa PlumLab se conecta com seu celular para monitorar as condições de poluição local. Ideal para cidades grandes ou para ambientes industriais, especialmente na China!

A Lois Lane já nasceu, porque basta pressionar o botão anti-pânico do SmartRing da NIMB por 3 segundos, que a ajuda estará a caminho!

A tecnologia aplicada à medicina também apareceu no EurekaPark com o NeOse da francesa Aryballe. O dispositivo é praticamente um nariz artificial, integrado com o smartphone.

A língua oficial do EurekaPark é o francês e não é por acaso. A ocupação de quase metade dos stands pelas startups francesas mostram que o país é um dos líderes no incentivo à criação.

Vi tantas empresas com fones de ouvido wireless, mas a BatBand da startup inglesa que leva o mesmo nome, fundada em 2016, promete dispensar os fones e transmitir a música pelos ossos da cabeça! Trouxe alguns protótipos para a CES 2017 e é bem promissora! O preço sugerido? €199.