Logotipo NCC

ICANN61 – San Juan, Porto Rico – Principais discussões

ICANN 61 Tecnologia

O Fórum da comunidade ICANN61 começou neste dia 10 e cerca de 2.000 participantes de 150 países participam de mais de 300 sessões até o dia 15 de março (quinta-feira).

Abaixo algumas importantes discussões acerca das regras mundiais de acesso e uso da internet.

Discussões Cross-Community

  • General Data Protection Regulation (GDPR): Como adequar e permanecer ao modelo WHOIS*; a discussão segue por várias frentes e afeta todas as constituencies.* Next-Generation Registration Directory Service to Replace WHOIS é como se refere ao novo sistema que vai resultar das mudanças.
  • Colisão de nomes: como impedir nomes de domínio de entrarem em conflitos com outros recursos privados? Ou seja, se uma empresa já usa nas suas redes internas um certo sistema de nomes, como proceder sem ocorrer conflitos caso esses nomes sejam  no DNS – Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínio)?
  • Open Data at ICANN (ODI): continuidade da disponibilização de dados abertos dentro da ICANN, com possibilidade de análise mais profunda das estatísticas que informam as políticas da empresa. No momento ainda está muito básico, precisando de mais desenvolvimento e investimento de dinheiro por parte da própria ICANN – estamos envolvidos nesse grupo.
  • O KSK Rollover foi adiado. Isso faria com que a chave que assina a segurança do DNS fosse trocada por uma nova, mas a adoção foi baixa por parte dos provedores e outros agentes, então foi preciso repensar como será feito isso.
  • Operações dos novos GTLDs – Generic Top-Level Domain (Domínios genéricos de nível superior) pela perspectiva dos registries, quais são as dificuldades? Haverá um seminário para engajar a comunidade na realidade de operação e dia-a-dia do processo, visando deixar mais claras essas relações.
  • Aposentadoria de Country Code Top-Level Domains – ccTLDs (Domínios de nível superior de código de país): como se pode/deve lidar com ccTLDs que não coincidem mais com Estados e devem ser retirados de operação?
  • Review of All Rights Protection Mechanisms in All gTLDs: medidas relativas aos contratos de domínios e as regras de propriedade intelectual às quais eles tem de aderir. Alguns buscam resoluções mais rápidas com o RDS, enquanto outros preferem o sistema antigo do UDRP.
  • International Governmental Organizations and International Non-Governmental Organizations Access to Curative Rights Dispute Resolution Mechanisms: tema voltado ao modo como são resolvidas as disputas de instituições internacionais.
  • Protections for Red Cross National Society Names in the Domain Name System: tema na continuidade da proteção do nome da Cruz Vermelha dentro do DNS, impedindo atores maliciosos de usar esse nome para golpes na sequência de desastres naturais.
  • New gTLD Subsequent Procedures: a discussão que já se estende há anos relativa ao fim que deve ser dado aos lucros advindos dos novos domínios. Com a proximidade de uma rodada prevista para 2020, se torna crucial tomar uma decisão.

Saiba o que é a ICANN

Leia também