Logotipo NCC

Diário da ICANN60 Abu Dhabi – Dia 3

Tecnologia

01/11/2017

Nivaldo Cleto*

Um tributo a Steve Crocker

No último dia 31/10 participantes da ICANN60 se reuniram para homenagear Steve Crocker, presidente da Diretoria da ICANN, que deixa o cargo depois de 14 anos. Ele foi homenageado com o Prêmio de Liderança de 2017.

“As contribuições de Steve Crocker para a ICANN e para o desenvolvimento da Internet como um todo, são excelentes”, disse Göran Marby, presidente e CEO da ICANN. “Ele me ajudou a entender a comunidade da ICANN, a dinâmica, a história e o que a sua missão realmente significa”.

O prêmio foi uma surpresa para Crocker. “Minha maior fonte de orgulho quando se trata dessa organização é, simplesmente, que funciona. Além disso, funciona melhor e mais inclusivamente do que muitos pensaram ser possíveis”. Ele prosseguiu dizendo: “Nos primeiros dias, chamava-se de “experiência da ICANN”. “Não ouvimos mais isso porque o experimento provou ser bem sucedido”.

Os pioneiros da Internet, Vint Cerf e Leonard Kleinrock, entregaram mensagens de vídeo. Outros oradores foram Göran Marby, CEO da ICANN; Houlin Zhao, Secretário Geral da UIT; Larry Stickling, ex-secretário adjunto da NTIA; Suzanne Woolf, ex-membro da Diretoria da ICANN; Fadi Chehadé, ex-CEO da ICANN; e Nii Quaynor, “Pai da Internet na África”.

Brad White, da ICANN, sentou-se no palco para uma conversa amigável com Crocker, que relembrou os momentos-chave de seu mandato na ICANN e entreteve o público com anedotas pessoais. No final do evento, Beth Crocker se juntou ao marido no palco e fez algumas observações. Na recepção que se seguiu, a platéia levantou para um brinde à Crocker.

Participei da homenagem a Steve Crocker (foto acima), considerado um dos pais da internet. Ele foi o inventor da Request for Comments (RFC)1 e está envolvido com a rede desde sua fundação na década de 1960. Ele fez parte do time que desenvolveu os protocolos da ARPANET2, que veio a se tornar a internet que conhecemos hoje. Foi uma honra!

Budget Working Group

Ainda neste dia nos reunimos no Budget Working Group (Grupo de Trabalho de Orçamento) para apresentação dos resultados de 2017 e as previsões orçamentárias para 2018.

As reservas no último exercício fiscal subiram de $119M para $460M incluindo as receitas oriundas do último leilão de registros de novos domínios de topo genérico (gTLD, do inglês generic top-level domain).

As despesas previstas foram realizadas dentro do orçamento previsto e realizado ($135 M de receitas contra $134M de despesas). No documento está demonstrado quanto corresponde a receita da ICANN relacionado ao comércio de domínios.

Outros itens:

– Previsão orçamentária para o ano fiscal de 2018: receitas $143M, despesa de $143M e IANA Transition $3M = défict $3M.

– Publicado orçamento e plano operacional de 2019 para consulta pública, que termina em 26/11/2017.

– Orçamento quinquenal de 1920 a 1925 será preparado no final de 2017, e será publicado em janeiro de 2018 para comentários.

– Existem 22 gTLDs do legado e 1216 New gTLDs em funcionamento.

– Existem 2911 registros ativos e cada um paga $3.500 para entrar e três $4.000 por ano. Na opinião do CFO muitos deles irão fechar (23%).

Xavier Calvez, diretor financeiro da ICANN, informou que o crescimento esta atingindo um patamar considerado vegetativo após 2018, pois ainda há resíduos de crescimento exponencial nos new gTLDs. Nos próximos anos haverá uma limitação nos orçamentos financeiros.

(1) Os RFCs (“Request for Comments”) são publicações que documentam os padrões, serviços e protocolos oficiais da Internet, sendo mantidos pelo IETF – Internet Engineering Task Force (“Força-tarefa de engenharia da Internet”), comunidade internacional aberta que desenvolve as especificações que se tornam padrões da Internet. 

(2) ARPANET, inglês de Advanced Research Projects Agency Network, do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes. O precursor da Internet foi criada inicialmente só para fins militares.

Com informações da ICANN

*Nivaldo Cleto é conselheiro do CGI.br e membro da ICANN Business Constituency 

Leia também