Logotipo NCC

Diário da ICANN 74 – 15 de junho de 2022

ICANN 74

Por Nivaldo Cleto(*)

Nesta quarta-feira (15/06) aconteceram muitos debates sobre ações da ICANN para mitigar o abuso do DNS (Domain Name System, sistema de nomes de domínio).

A ICANN define ameaças de segurança DNS como malware, phishing, botnets e spam, quando é usado para oferecer uma ameaça de segurança DNS.

Foi informada a existência do Programa de Mitigação de Ameaças à Segurança do DNS, reduzindo as ameaças aos usuários da Internet dado aos constantes prejuízos causados à nossa comunidade. Esse programa faz parte do plano estratégico da ICANN para “fortalecer a segurança do DNS e do Sistema de Servidor Raiz DNS”.

A esperança das pequenas e médias empresas, que vem sofrendo bruscamente com os ataques às redes corporativas, é que esse programa tome corpo e chegue rapidamente aos provedores de acesso à Internet, registradores e registrantes.

Segundo levantamento da ICANN, após rastrear e analisar os dados, foi constatado que apenas 5% dos nomes de domínio representavam uma ameaça potencial para os usuários da Internet. A análise utilizou 579 termos separados para agregar 438.819 nomes de domínio. Destes, apenas 23.452 nomes de domínio pareciam potencialmente ativos e maliciosos.

A ICANN publicou seu primeiro relatório de tendências de abuso de DNS, que foi baseado em dados do Domain Abuse Activity Reporting System (Sistema de relatórios de atividades de abuso de domínio) (DAAR) O relatório mostra que as ameaças à segurança do DNS têm sido tendência de queda nos últimos quatro anos.

Nesta quinta-feira (16/06) teremos a reunião da Business Constituency para debater os principais temas de interesse aos Usuários Empresariais da Internet.

(*) Conselheiro do Comitê Gestor da Internet e membro da ICANN Business Constituency


Rodrigo de La Parra, fala na ICANN 74 em Haia sobre os debates de abuso do DNS

Fotos: icannphotos

Leia também