Logotipo NCC

17º Fórum de Governança da Internet discute universalidade da rede

IGF 2022

Por Nivaldo Cleto* 

Começou nesta segunda-feira (28/11), em Addis Abeba, Etiópia, o 17º Fórum de Governança da Internet (IGF). O evento, que vai até dia 2 de dezembro, tem como tema “Internet resiliente para um futuro compartilhado sustentável e comum” e está sendo organizado pelo Governo da Etiópia, com o apoio da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (UN ECA)[i] e Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN DESA)[ii].

A abertura do 17º IGF contou com as participações do primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali e por videoconferência do secretário-geral da ONU António Guterres.

A reunião será organizada sob o tema “Internet resiliente para um futuro compartilhado sustentável e comum”. Com esta temática, o programa do encontro é guiado por cinco temas extraídos do Pacto Digital Global no Relatório Nossa Agenda Comum do Secretário-Geral da ONU:

  • Conectando todas as pessoas e protegendo os direitos humanos
  • Evitando a Fragmentação da Internet
  • Governando dados e protegendo a privacidade
  • Habilitando segurança, proteção e responsabilidade
  • Abordando tecnologias avançadas, incluindo IA

A primeira Trilha para Líderes de Alto Nível “Conectividade Universal, Acessível e Significativa” discutiu o estabelecimento de um acesso universal, significativo e acessível e a lacuna de gênero digital que continua a se expandir em muitos países em desenvolvimento entre outros temas.

Entre os painelistas estavam o Ministro das Comunicações e Economia Digital da Nigéria, Isa Ali Ibrahim Pantami, Subsecretário-Geral para Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, Junhua Li, o CEO da ICANN, Göran Marby entre outras autoridades, representantes de entidades e especialistas.

 

Vinton Gray Cerf, um dos pais da internet, fala sobre as expectativas do evento

 

Conversamos também com Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que falou sobre sua participação no painel da Unesco.

 

[i] UN ECA – Como braço regional do Conselho Econômico e Social da ONU na África, apoia o desenvolvimento econômico e social dos seus 53 países membros, fomenta a integração regional e promove a cooperação internacional para o desenvolvimento africano.
[ii] O UN DESA ajuda países em todo o mundo na definição de agendas e tomada de decisões com o objetivo de enfrentar seus desafios econômicos, sociais e ambientais.

 

(*) Nivaldo Cleto é empresário de contabilidade e de certificação digital, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br e membro da ICANN Business Constituency – BC

Leia também